Aberto do Brasil

 
 

Esportes » Tênis » Torneios » Torneios

 Bruno Sant'Anna e André Ghem são únicos brasileiros a avançar no quali
11 de fevereiro de 2012 21h43 atualizado às 23h04

Em um dia em que nove tenistas do país tentaram sua sorte para continuar em busca de uma vaga na chave principal, dois jogadores com perfis bem distintos foram os únicos brasileiros a avançar à segunda rodada do qualifying do ATP 250 de São Paulo, neste sábado, no Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães.

O paulista Bruno Sant'Anna, 18 anos, e o gaúcho André Ghem, 29, conseguiram um lugar na segunda rodada e, agora, têm pela frente desafios complicados.

Sant'Anna não deu chances ao experiente espanhol David Marrero, 31 anos, e marcou 6/4 6/1. Agora, ele enfrenta o francês Jérémy Chardy, cabeça de chave número um do qualifying e atual número 64 do mundo.

"Depois de ter saído perdendo por 3/0 e ter conseguido encontrar meu ritmo, estou confiante. Vou encarar como uma experiência, porque se trata de um grande jogador. Quero aproveitar o momento", contou Sant'Anna, que disputa seu primeiro torneio sob o comando do gaúcho Marcos Daniel, ex-número um do Brasil e seu treinador desde dezembro de 2011.

Já Ghem fechou o dia dando a segunda vitória ao Brasil, ao passar pelo argentino Marco Trungelliti por 6/2 7/6(2). Foi mais um capítulo de uma história especial do gaúcho com o Brasil Open.

"Jogar em casa é sempre legal, mas quando se trata de um torneio ATP, com tanta coisa em jogo, é ainda mais gostoso. Este torneio já proporcionou muitos momentos especiais para minha carreira", disse o gaúcho, que na edição de 2007 eliminou na estreia o maior tenista da história do Brasil, Gustavo Kuerten.

Para conseguir vaga na terceira e última rodada - em que serão definidos os quatro últimos classificados para a chave principal do Brasil Open 2012 -, André Ghem precisará derrotar o russo Igor Andreev, ex-número 18 do mundo e dono de três títulos ATP: um desafio que, por tudo o que já passou, o brasileiro encara com tranquilidade.

"Depois de uma cirurgia no ombro em 2008, passei um ano e meio até voltar ao normal. Hoje, ao conseguir entrar em quadra sem dor, já me sinto feliz. Claro que o Andreev é um cara acostumado a jogar num nível mais alto, mas eu vou para o jogo sem medo", garnatiu.

Os outros sete brasileiros que começaram o quali foram eliminados neste sábado - seis deles por tenistas argentinos, inclusive o cabeça de chave 3, Rogério Dutra Silva, que caiu diante de Martín Alund por 6/3 3/6 6/3. Thiago Alves foi derrotado por Máximo González por 6/3 6/0 e Caio Zampieri, por Guido Pella, que marcou 7/6 6/4.

Mais cedo, o gaúcho Guilherme Clezar caiu por 7/6 (4) 6/4 diante de Pablo Galdon, enquanto o paulista Julio Silva perdeu para Facundo Bagnis por 6/2 6/4 e Augusto Laranja, para Horacio Zeballos por 6/3 6/2. Tiago Lopes foi derrotado pelo italiano Alessandro Giannessi por duplo 6/3.

Confira os jogos deste domingo:

Quadra 1 (a partir das 10h de Brasília)
P Galdon (ARG) vs R Ramirez Hidalgo (ESP)
J Chardy (FRA) vs WC B Sant''anna (BRA)
D Gimeno-Traver (ESP) vs P Capdeville (CHI)
A Ghem (BRA) vs I Andreev (RUS)

Quadra 2 (a partir das 10h de Brasília)
D Junqueira (ARG) vs F Delbonis (ARG)
F Bagnis (ARG) vs H Zeballos (ARG)
A Giannessi (ITA) vs M Gonzalez (ARG)
M Alund (ARG) vs G Pella (ARG)

Gazeta Esportiva