PUBLICIDADE

Grand Slam

Vento atrapalha, mas Murray vira contra Berdych e decide US Open

8 set 2012 - 17h26
(atualizado às 19h00)
Compartilhar

Em sábado marcado pelos ventos fortes em Nova York, Tomas Berdych e Andy Murray realizaram uma disputada semifinal do US Open. Mesmo tendo azar e perdendo indiretamente um set por causa do mau tempo, responsável pelo adiamento da final feminina, o britânico jogou com segurança e contou com diversos erros do checo para chegar pela segunda vez à final do Grand Slam americano e vencer a partida no Arthur Ashe Stadium por 3 sets a 1, com parciais de 5/7, 6/2, 6/1 e 7/6 (9-7), em três horas e 58 minutos.

» Veja fotos e vote na mais bela tenista do US Open

O primeiro set entre os cabeças de chave número 3 e 6 do US Open durou 77 minutos, durante os quais o escocês e o checo conseguiram, respectivamente, duas e uma quebras de saque, para a vitória de Berdych por 7/5.

Em uma das quebras, o checo contou com a ajuda do vento, que tirou o boné de Andy Murray. O "acidente" obrigou que um break point salvo pelo britânico fosse jogado novamente, com desfecho favorável a Berdych.

Nas duas parciais seguintes, Murray se impôs em quadra e contou com 23 erros não forçados do checo, que sofreu com a precisão dos golpes do britânico, medalhista de ouro dos Jogos Olímpicos de 2012. Tranquilo, o número 4 do ranking da ATP fechou o segundo e terceiro sets por 6/2 e 6/1 sem permitir que o adversário tivesse uma oportunidade de break point.

O começo da quarta parcial foi semelhante ao das duas anteriores, com Berdych não oferecendo resistência a Murray enquanto o britânico sacava e tendo problemas para confirmar o serviço. O checo, quebrado no primeiro game que teve oportunidade de sacar, salvou quatro break points antes de finalmente ceder o quinto com mais um erro não forçado.

Quando Berdych teve nova oportunidade de servir, o escocês conseguiu logo de pronto duas chances de quebra, salvas pelo adversário para finalmente confirmar o serviço e depois confirmar um break point no saque do escocês. De volta ao jogo, o checo equilibrou as ações, mas acabou superado no tie-break por Murray, que fechou o último set por 7/6 (9-7).

Com a vitória, além de manter vivo o sonho de conquistar o primeiro Grand Slam da carreira, Murray desbanca o espanhol Rafael Nadal do posto de atual número três do mundo. Machucado e ausente das quadras por mais dois meses, Nadal cairá para o quarto lugar na lista da ATP que será divulgada na próxima semana.

Mau tempo chegou a favorecer Berdych, mas não suficiente para o checo chegar à final
Mau tempo chegou a favorecer Berdych, mas não suficiente para o checo chegar à final
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade