PUBLICIDADE

Copa Davis

Sem Nadal, Espanha abre 1 a 0 sobre EUA com virada de Ferrer

14 set 2012 - 10h08
(atualizado às 10h59)
Compartilhar

David Ferrer começou mal e terminou bem a primeira partida da semifinal da Copa Davis de 2012, reunindo Espanha e Estados Unidos. Na manhã desta sexta-feira (pelo horário de Brasília), o número 5 do mundo confirmou o favoritismo com uma virada sobre Sam Querrey, o 22. O placar foi de 3 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/2, 6/2 e 6/4 em três horas e três minutos de partida.

» Veja fotos e vote na mais bela tenista do US Open

» Veja as 50 melhores fotos do US Open

» Confira o visual das tenistas do US Open

A Espanha, que escolheu o saibro do Parque Hermanos Castro, em Gijón, para receber os EUA, não conta com Rafael Nadal na eliminatória. O antigo líder do ranking mundial está afastado das quadras desde Wimbledon com uma lesão no joelho e talvez só retorne às quadras em 2013.

Na ausência de Nadal, cabe a Ferrer liderar o time dirigido por Àlex Corretja. Nesta sexta, o tenista nascido em Javea, 30 anos, cumpriu sua parte em um jogo duro com Querrey.

Após vencer o primeiro set, o americano não colecionou break points nos dois seguintes, mas voltou com força na quarta parcial, em que desperdiçou todos as nove chances de quebra à disposição. Mais eficiente, Ferrer converteu uma das duas que teve para ganhar o set e fechar o duelo.

Esta foi a 20ª vitória de Ferrer na história da Copa Davis, sendo a 15ª no saibro. Ele jamais perdeu atuando em casa pela competição - suas únicas quatro derrotas vieram longe da Espanha. O atleta nunca jogou duplas no torneio, limitando-se à disputa de simples.

Ainda nesta sexta, o espanhol Nicolás Almagro, número 10 do planeta, e o americano John Isner, o 11, fecham o dia de jogos em Gijón. O confronto melhor de cinco ainda prevê mais duas partidas individuais no domingo e uma de duplas no sábado, opondo os gêmeos Mike e Bob Bryan contra Marcel Granollers e Marc Lopez.

Contra os EUA, a Espanha defende uma invencibilidade de 13 anos quando atua em casa na Davis - a última derrota aconteceu diante do Brasil, em 1999. A outra semifinal do evento em 2012 reúne Argentina e República Checa, que começam a se enfrentar também nesta sexta, no saibro do Parque Roca, em Buenos Aires.

David Ferrer jamais foi derrotado em casa atuando pela Copa Davis
David Ferrer jamais foi derrotado em casa atuando pela Copa Davis
Foto: Reuters
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade