PUBLICIDADE

Copa Davis

Zwetsch espera vaga para ter aniversário mais feliz dos últimos anos

15 set 2012 - 09h00
(atualizado às 11h21)
Compartilhar

O capitão do time do Brasil na Copa Davis, João Zwetsch, está acostumado a deixar seu aniversário em segundo plano por conta do trabalho, mas neste fim de semana tem chance de fazer a festa mais alegre dos últimos anos. Na quarta-feira, ele completou 44 anos de idade e comemorou de forma modesta e calma, pensando no confronto contra a Rússia pelos playoffs da competição entre países e promete festejar com mais ênfase se Bruno Soares e Marcelo Melo confirmarem o favoritismo sobre a dupla adversária e recolocarem o País no Grupo Mundial do torneio, neste sábado.

» Veja fotos e vote na mais bela tenista do US Open

» Veja as 50 melhores fotos do US Open

» Confira o visual das tenistas do US Open

O Brasil lidera o confronto diante dos russos por 2 a 0, graças às vitória de Rogério Dutra Silva e Thomaz Bellucci em São José do Rio Preto nesta sexta-feira. O primeiro contou com o abandono de Igor Andreev após dois sets. O segundo derrotou Teymuraz Gabshvili após quatro parciais, deixando o time nacional em boa situação no duelo, já que com apenas mais um triunfo se garante no Grupo Mundial da Copa Davis.

"A gente comemorou muito pouco, o pessoal fez uma festinha pequena no hotel. Para mim sempre foi uma coisa natural, porque a gente sempre joga Davis essa semana, então o aniversário para mim é secundário há algum tempo. Faz uns anos que deixo em segundo plano", disse Zwetsch, já depois de celebrar a vitória de seus dois jogadores de simples na sexta-feira. "Se Deus quiser, vamos ter uma oportunidade de comemorar com mais força se conseguirmos esse último ponto", completou o ex-tenista gaúcho.

Fora do Grupo Mundial da Copa Davis desde a temporada de 2003, quando ainda contava com o ídolo Gustavo Kuerten, o Brasil volta à elite em caso de triunfo sobre os russos. O País perdeu nos playoffs nos últimos seis anos de forma consecutiva, contra Rússia, Índia, Equador, Croácia, Áustria e Suécia.

Em todos estes confrontos, a equipe nacional não teve uma chance tão boa de retornar ao Grupo Mundial. Com 2 a 0 no placar do duelo e jogando em casa, Bruno Soares e Marcelo Melo têm favoritismo amplo diante da dupla da Rússia, que deve ser formada por Alex Bogomolov Jr. e Teymuraz Gabshvili. Os dois brasileiros vivem boa fase. O primeiro conquistou na última semana a chave de duplas mistas do Aberto dos Estados Unidos. O segundo está perto de assumir a melhor posição de sua carreira no ranking mundial de duplistas.

"O presente pode vir no sábado", afirmou aos risos. "A gente está em uma batalha árdua nos últimos anos para trazer nosso país de volta à elite do tênis e vai ser uma felicidade muito grande mesmo estar presente neste momento".

João Zwetsch quer vaga na próxima etapa da Copa Davis para celebrar o aniversário
João Zwetsch quer vaga na próxima etapa da Copa Davis para celebrar o aniversário
Foto: Divulgação / Divulgação
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade