PUBLICIDADE

ATP

Ferrer salva 10 break points e tenta título inédito contra zebra

3 nov 2012 - 16h01
(atualizado às 16h13)
Compartilhar

Jogador com mais vitórias na história dos Masters 1000 entre os que jamais conquistaram um título desse nível, David Ferrer pode quebrar o jejum neste domingo. Ele se classificou à final do Masters 1000 de Paris neste sábado ao salvar 10 break points para bater o francês Michael Llodra por 2 sets a 0. As parciais foram de 7/5 e 6/3 em uma hora e 50 minutos de duelo.

A vitória deste sábado foi a 123ª da carreira de Ferrer em Masters 1000. Apesar do retrospecto, ele jamais conquistou um torneio desse nível - os eventos que distribuem mil pontos no ranking ao vencedor são nove durante a temporada e formam o segundo escalão do circuito profissional, só atrás dos Grand Slam.

Ferrer, 30 anos e número 5 do mundo, tentará quebrar o jejum contra Jerzy Janowicz, 21 anos e número 69. Oriundo do qualificatório, o polonês se tornou a maior surpresa do evento ao superar cinco top 20: o alemão Philipp Kohlschreiber, 19º colocado do ranking mundial, o croata Marin Cilic, o 15º, o britânico Andy Murray, o terceiro, e o sérvio Janko Tipsarevic, o nono. Na semifinal, a vítima foi o francês Gilles Simon, o 20º.

Ao contrário do polonês, que disputa em Paris a chave principal de um Masters 1000 da carreira pela primeira vez na carreira, o espanhol soma três finais nesse nível, com vice-campeonatos em Roma e Monte Carlo, em 2010, e em Xangai, em 2011. Ferrer tentará o 18º título de ATP na carreira e disputará a 34ª final na carreira - Janowicz não soma nenhuma decisão, mas conquistou nesta temporada três challengers, competições de segundo escalão.

Diante de Llodra, Ferrer encarou um início de partida muito difícil. Ele precisou salvar dez break points no primeiro set até quebrar o serviço do adversário na segunda chance que teve. Na segunda parcial, o francês, 32 anos, já dava mostras de esgotamento físico e, sofrendo com dores nas costas, chegou a pedir atendimento médico. Ele permitiu que o espanhol abrisse rapidamente 4/0 e ainda devolveu uma das quebras para finalmente cair, por 6/3.

Convidado para o torneio em Paris, Llodra é o 121º colocado do ranking de simples e o 20º no de duplas. Ele tentava ser o primeiro atleta fora do top 100 a chegar a uma final de Masters 1000 desde 2003, quando o romeno Andrei Pavel, então número 191 do planeta, foi vice-campeão, sendo derrotado pelo britânico Tim Henman na decisão. Ao final, colecionou a segunda eliminação na semifinal da competição francesa - havia caído diante do sueco Robin Soderling nessa mesma fase em 2010.

Ferrer soma 123 vitórias em Masters 1000, mas jamais levou título nesse nível de torneio
Ferrer soma 123 vitórias em Masters 1000, mas jamais levou título nesse nível de torneio
Foto: Reuters
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade