PUBLICIDADE

ATP

Com virada no fim, Djokovic bate Berdych e se classifica em Londres

9 nov 2012 - 14h10
(atualizado às 14h47)
Compartilhar

Novak Djokovic confirmou classificação à semifinal dos ATP Finals disputado em Londres com 100% de aproveitamento. Nesta sexta-feira, ele salvou três set-points no tie-break da segunda parcial para aproveitar seu primeiro match-point e bater Thomas Berdych por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 7/6 (8-6).

Assim, Djokovic avança com 100% de aproveitamento no Grupo A, no qual venceu também Andy Murray e Jo-Wilfried Tsonga. A segunda colocação está indefinida. O britânico Murray precisa de vitória sobre Tsonga para avançar, mas fica com a vaga mesmo se for derrotado em três sets. O francês, portanto, precisa vencer por 2 sets a 0 para ir à semifinal.

Atual sexto colocado no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), Berdych começou sacando e não teve maiores dificuldades para confirmar o serviço. No entanto, Djokovic pressionou o adversário nos pontos seguintes e deu poucas chances ao tcheco. Com bom desempenho, o atleta sérvio triunfou por 6 a 2 em 34 minutos.

Na parcial derradeira, o líder da ATP encontrou maiores dificuldades para triunfar, tendo, inclusive, sofrido uma quebra no quarto ponto. O jogo ganhou ritmo equilibrado e foi levado ao tie-break, onde o tenista tcheco desperdiçou três set points e acabou derrotado por 7 a 6 (8-6).

Esta foi a 11ª vitória de Djokovic atuando diante de Berdych, sendo a nona consecutiva e a terceira em 2012. Nesta temporada, o sérvio já havia triunfado diante do rival nos Masters 1000 de Monte Carlo, na superfície de saibro, e Xangai, no piso duro. A única vez em que o tcheco superou o líder do ranking da ATP foi em 2010, em Wimbledon.

O ATP Finals reúne os oito melhores tenistas do ranking da ATP. Detentor da quarta colocação, o espanhol Rafael Nadal segue em fase de recuperação de lesão e foi substituído por Tipsarevic. Os atletas são divididos em dois grupos, que classificam os dois líderes de cada chave para semifinal. Novak Djokovic (Sérvia), Andy Murray (Grã-Bretanha), Tomas Berdych (República Tcheca) e Jo-Wilfried Tsonga (França) integram o Grupo A.

Com informações da Gazeta Esportiva

Djokovic venceu as três partidas da primeira fase do ATP Finals
Djokovic venceu as três partidas da primeira fase do ATP Finals
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade