PUBLICIDADE

Copa Davis

Sem Nadal, capitão da Espanha coloca checos como favoritos na Davis

13 nov 2012 - 15h55
(atualizado às 16h14)
Compartilhar

O ex-tenista Alex Corretja, atual capitão da Espanha na Copa Davis, apontou a República Checa na condição de favorita ao título. A final do tradicional torneio por nações será realizada entre os dias 16 e 18 de novembro em uma quadra rápida coberta armada na capital Praga.

Ex-tenista, Corretja é o atual capitão da Espanha na Davis
Ex-tenista, Corretja é o atual capitão da Espanha na Davis
Foto: João Pires/Gilvan Souza / Divulgação

"Não somos favoritos. Jogando em Praga e contra jogadores do nível de Stepanek e Berdych, acho sinceramente que não somos. Não vou falar de porcentagens, mas digo que os favoritos são eles", afirmou Corretja, campeão do torneio com a Espanha em 2000.

Sem Rafael Nadal, ainda em recuperação de lesão, Corretja convocou David Ferrer, Nicolás Almagro, Marcel Granollers e Marc López para o confronto decisivo contra os checos. Ao tentar fugir do favoritismo, o capitão espanhol lembrou que seus pupilos têm o piso de saibro como especialidade.

"Nós gostamos das superfícies mais lentas, nas quais você pode desgastar o adversário, mas é lógico que eles coloquem uma quadra mais rápida do que o normal. O perigo reside em que eles estão acostumados a jogar em quadras cobertas, com um estilo de jogo mais plano e direto", analisou.

A equipe checa, capitaneada por Jaroslav Navratil, conta com Tomas Berdych, Radek Stepanek, Lukas Rosol e Ivo Minar. Um dos trunfos do time espanhol no confronto é a dupla formada por Marcel Granollers e Marc Lopez, que conquistaram o ATP Finals nesta segunda-feir.

"O Marcel e o Marc jogaram muito bem durante toda a temporada, mas a dupla no circuito da ATP é muito diferente da Copa Davis. Eles estão preparados para ganhar o seu ponto e têm que estar convencidos de que podem vencer Berdych e Stepanek. Será um jogo muito difícil", declarou.

Sem Nadal, Corretja também demonstra confiança em seus tenistas de simples. "O Ferrer e o Almagro são os jogadores que mais demonstraram isso e é um luxo poder contar come eles. Tenho certeza que vão dar 100%. Eu só posso pedir entrega, atitude e vontade", afirmou.

A Espanha domina a Copa Davis com ampla vantagem na última década, já que venceu em 2000, 2004, 2008, 2009 e 2011 - a equipe ainda perdeu as finais de 1965, 1967 e 2003. Já a República Checa foi campeã em 1980 e caiu nas decisões de de 1975 e 2009.

Então liderada pelo astro Rafael Nadal, a Espanha venceu justamente a República Checa na final de 2009 ao abrir 3 a 0 com o triunfo nas duplas. Nos últimos seis anos, apenas uma equipe ganhou o título como visitante: a própria Espanha, algoz da Argentina em 2008.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade