PUBLICIDADE

Tênis

Roland Garros: Nadal vira sobre Djokovic e fatura 9º título

8 jun 2014 - 13h45
(atualizado em 2/12/2014 às 12h42)
Compartilhar
Exibir comentários
Rafael Nadal igualou a lenda Pete Sampras e conquistou seu 14º título de Grand Slam
Rafael Nadal igualou a lenda Pete Sampras e conquistou seu 14º título de Grand Slam
Foto: AFP

Mariano Puerta tentou uma vez. Roger Federer, quatro. Robin Sordeling e David Ferrer também tiveram as suas chances, e, em 2014, Novak Djokovic foi agraciado com a segunda oportunidade. Mas não tem como. Rafael Nadal, final e Roland Garros formam uma combinação perfeita. E, até aqui, imbatível. Com a autoridade de quem conhece cada grão do saibro mais famoso do mundo, o espanhol superou um exausto sérvio neste domingo, de virada, por 3 sets a 1, parciais de 3/6, 7/5, 6/2 e 6/4, e conquistou pela nona vez na carreira o torneio de Roland Garros.

De quebra, Rafael Nadal ainda manteve a liderança do ranking da ATP, alcançada no dia 14 de outubro de 2013, que poderia ir para as mão de Djokovic em caso de derrota na final. Isto, porém, parece impossível de acontecer. Foi a nona vez que o espanhol atingiu tal fase no torneio francês e, em 100% delas, saiu com a taça em mãos. Em dez participações no segundo Grand Slam do ano, Nadal só tem uma derrota: para o sueco Robin Soderling, em 2009. Neste domingo, por exemplo, Djokovic caiu pela sexta vez para o número 1 do mundo em Roland Garros.

Além de tudo isto, o título deste fim de semana ainda fez com que Rafael Nadal se tornasse o primeiro homem da história a ter conquistado o torneio francês por cinco anos consecutivos. Fez, também, com que o espanhol erguesse pela 14ª vez na carreira uma taça de Grand Slam, igualando o feito do americano Pete Sampras. À sua frente, agora, só há Roger Federer, dono de 17 títulos deste tipo. E Nadal ainda tem 28 anos...

Foto: AFP

O jogo deste domingo começou com os dois tenistas muito consistentes em seus serviços. A primeira quebra da partida aconteceu apenas no oitavo game, quando Djokovic aumentou sua agressividade e abriu 5/3. Depois, o sérvio salvou dois break-points de Nadal e fechou o primeiro set em 44 minutos.

Na segunda parcial, o oposto: o espanhol passou a atacar mais no sexto game e foi recompensado com a quebra de serviço. Na sequência, porém, não conseguiu manter o ímpeto e retribuiu a gentileza, vendo Djokovic empatar o set. A decisão ficou apenas para o 12º game. Nele, Rafael Nadal não cedeu nenhum ponto ao sérvio, quebrou o saque do rival e fechou o set em 7/5.

Novak Djokovic sofreu com o calor de Paris e até vomitou em quadra
Novak Djokovic sofreu com o calor de Paris e até vomitou em quadra
Foto: Getty Images

O sérvio sentiu o baque e, logo de cara, perdeu mais um game em seu serviço ainda no início da terceira parcial. Daí para frente, voltou a equilibrar o confronto e até teve chances de igualar o jogo. Porém, falhou e, antes do fim do set, ainda cedeu outra quebra a Nadal, que triunfou por 6/2.

O terceiro set obrigou tanto esforço de Djokovic que, no início da quarta parcial, ele não aguentou e vomitou dentro de quadra. O forte calor – intensificado pelo incansável sol que fez brilhar o céu de Paris neste domingo – certamente teve responsabilidade nisto. Exausto, o sérvio foi quebrado no sexto game, mas, quando tudo parecia perdido, recuperou-se e devolveu a vitória. Não foi suficiente, entretanto, para brecar Rafael Nadal. O espanhol conseguiu a quebra no décimo game e, quando Djokovic cometeu uma dupla falta, fez história ao conquistar o nono título de Roland Garros.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade