PUBLICIDADE

Tênis

20 Grand Slams para ela! Serena é tri em Roland Garros

6 jun 2015 - 12h41
(atualizado às 19h41)
Compartilhar
Exibir comentários

A norte-americana Serena Williams é a mais nova tricampeã de Roland Garros. Na manhã deste sábado, em Paris, a número 1 do mundo derrotou, com muitas dificuldades, a checa Lucie Safarova (13ª) por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/7 (2-7) e 6/2, em 2h01 de partida.

Com a vitória, a americana de 33 anos alcançou seu 20º título em torneios do Grand Slam, o segundo da temporada (venceu o Aberto da Austrália). Na história da era profissional do tênis, ela fica atrás somente da alemã Steffi Graf, que soma 22 conquistas.

Serena Williams levanta pela 20ª vez um Grand Slam em simples
Serena Williams levanta pela 20ª vez um Grand Slam em simples
Foto: François Mori / AP

A mais nova das irmãs Williams também ingressou no seleto grupo de tricampeãs do Aberto da França (já havia vencido em 2002 e 2013), juntando-se a Margaret Court, Arantxa Sánchez Vicario e Monica Seles. Na carreira, Serena acumula 67 troféus, incluindo o de Roland Garros deste ano.

Sem sentir a pressão da lotada quadra central Philippe Chatrier, Serena começou a se impor em quadra logo no início da partida. A norte-americana devolvia as bolas de Safarova com verdadeiras pancadas, as quais faziam a tcheca sofrer para defender. Assim, logo no quarto game, a número 1 do mundo quebrou o saque da adversária e depois sacou forte para abrir 4/1.

Safarova teve um início de jogo pavoroso, mas se recuperou na metade do segundo set
Safarova teve um início de jogo pavoroso, mas se recuperou na metade do segundo set
Foto: Francois Mori / AP

Na sequência, a mais nova das irmãs Williams não vacilou, empurrou Safarova para o fundo da quadra com mais uma série de pancadas e confirmou seus outros dois games de saque para fechar em 6/3, impondo a primeira derrota de set para a tcheca no torneio.

No segundo set, Serena começou não dando chances para a tcheca reagir na decisão. A norte-americana continuou soberana nos games de serviço, enquanto agredia o saque de Safarova, que seguia perdida em quadra. Com mais duas quebras, a melhor do mundo abriu 4/1, ficando muito próxima do título.

Serena Williams perdeu muitas chances no segundo set
Serena Williams perdeu muitas chances no segundo set
Foto: Michel Euler / AP

Depois, Serena Williams relaxou, abusou de erros não forçados, perdeu quatro games seguidos e permitiu a incrível virada de Safarova (5/4). No entanto, a tenista dos Estados Unidos acordou e, com mais uma quebra, reassumiu a liderança no placar (6/5) com a chance de fechar o jogo no game de saque.

Safarova, porém, se defendeu bem, devolveu de forma agressiva os golpes de Serena e venceu o 12º game, forçando o tie-break. No desempate, a tcheca provocou novos erros da americana e empatou o duelo com um 7/6 (7-2).

Safarova chegou a sua primeira final em Roland Garros; e teve pela frente logo a multicampeã Serena
Safarova chegou a sua primeira final em Roland Garros; e teve pela frente logo a multicampeã Serena
Foto: Francois Mori / AP

No terceiro e decisivo set, Safarova manteve-se firme apenas até o segundo game. Após abrir 2/0, a tcheca viu Serena voltar a ser agressiva e encaixar bolas precisas. Assim, a norte-americana venceu seis games consecutivos e conquistou o tricampeonato de Roland Garros.

Os números comprovam a superioridade da americana. Foram 11 aces, contra dois da tcheca. Serena ainda disparou 34 bolas vencedoras, 18 a mais que Safarova, além de ter conquistado sete quebras de serviço, diante de quatro da adversária.

Poderosa! Serena Williams posa com troféu na Torre Eiffel:
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade