PUBLICIDADE

Tênis

Thiago Alves perde de virada, e Brasil cai para os EUA na Davis

3 fev 2013 - 22h04
(atualizado às 22h14)
Compartilhar

Número 141 do ranking da ATP, o tenista Thiago Alves entrou em quadra em Jacksonville, na Flórida, como franco-atirador diante do americano Sam Querrey, 20º colocado da lista, e até venceu o primeiro set, mas foi derrotado e não conseguiu a vaga nas quartas de final da Copa Davis para o Brasil.

Thiago foi derrotado por 3 sets a 1, com parciais de 4-6, 6-3, 6-4 e 7-6(3), em 2h37min de jogo.

Com isso, os Estados Unidos fecharam o duelo em 3 a 2 e avançaram às quartas de final, na qual terão pela frente a Sérvia. Novak Djokovic e companhia fizeram 3 a 2 na Bélgica em Charleroi.

A volta da equipe brasileira ao Grupo Mundial da Davis, no entanto, não foi das piores. Apesar do início com duas derrotas em simples na sexta-feira, o time do capitão João Zwetsch obteve dois pontos históricos.

O primeiro deles veio no sábado, com a vitória por 3 sets a 2 de Bruno Soares e Marcelo Melo sobre a melhor dupla do mundo, formada pelos irmãos Bob e Mike Bryan. Já neste domingo, Thomaz Bellucci, também em cinco sets, derrubou o gigante John Isner, de 2,06m de altura em 3h29min.

Para se manter na elite da Davis, o Brasil terá que passar pela repescagem. O adversário será definido em sorteio, e os confrontos serão realizados de 13 a 15 de setembro.

O último jogo do confronto começou com Querrey passando por cima de Thiago Alves como um trator. O americano abriu 2 a 0 e perdeu apenas um dos oito pontos disputados até então. Porém, o brasileiro conseguiu uma quebra de saque logo na sequência e mais uma no nono game, passando à frente em 5-4. Faltava confirmar o serviço para vencer o set, e ele cumpriu a missão.

Menos afobado, o tenista da casa passou a trocar mais bolas no fundo da quadra e a esperar a hora certa para matar as jogadas. Com isso, abriu 3-2 e começou o sexto game, de saque do visitante, fazendo 0-40. Thiago salvou os três break-points, mas não evitou que Querrey quebrasse e administrasse o placar favorável até vencer a parcial por 6-3.

Com mais calma, o atleta dos EUA abriu 3-1 no terceiro set, pressionando o adversário. O brasileiro ainda chegou a empatar em 4-4, mas perdeu o saque novamente logo depois e foi derrotado por 6-4.

Na quarta parcial, Thiago foi às cordas. No quinto game, teve o serviço quebrado e teve que pedir atendimento médico. Querrey teve tudo para vencer novamente por 6-4, inclusive com um match point sacando, mas permitiu a reação do brasileiro, que levou para o tie-break. No desempate, porém, o americano levou a melhor: 7 a 3.

EFE   
Compartilhar
Publicidade