Seu nome completo é Taylor Phillip Dent. Começou a jogar tênis quando tinha dez anos. É filho do conhecido Phin Dent, um tenista que esteve no Top 20 e chegou à final do Aberto da Austrália em 1974, perdendo para Connors, além de chegar às semifinais em Roland Garros e às quartas-de-final em Wimbledon.
Sua mãe, Betty Ann Stuart, que se casou novamente, chegou à final em duplas do Aberto dos Estados Unidos em 1077 com Renée Richards e chegou a estar entre as dez melhores tenistas dos Estados Unidos. Seu meio-irmão, Brett Hansen-Dent, nascido no dia 2 de julho de 1972, jogou no circuito da ATP e chegou à final na categoria simples do NCAA quando jogava na Universidade da Califórnia. Seu padrinho é o antigo jogador John Alexander. Seu primo Misty May é um dos melhores jogadores de vôlei do mundo e ganhou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas.
Taylor Dent freqüentou o Instituto Monte Vista na Califórnia, a mesma escola da patinadora olímpica Michelle Kwan. Entrou no ranking júnior dos Estados Unidos posicionando-se no número 7 em 1997, chegou às semifinais para jovens de 18 anos em Kalamazoo e às quartas-de-final de Roland Garros e do Aberto da Austrália júnior em 1998. Foi treinado por seu pai desde o início de sua carreira até o final da temporada de 2003. Possui uma tatuagem das bandeiras americana e australiana em seu ombro direito.
Taylor Dent detém um forte saque, com um poderoso serviço e voleio.