PUBLICIDADE

Tênis

Wawrinka bate Tsonga, frustra sonho francês e vai à final em Paris

5 jun 2015 - 12h18
(atualizado às 12h36)
Compartilhar
Exibir comentários

O tenista Stanislas Wawrinka atingiu pela primeira vez a final de Roland Garros. Na manhã desta sexta-feira, o suíço número 9 do mundo derrotou o francês Jo-Wilfried Tsonga (15º) em uma lotada quadra central Philippe Chatrier, por 3 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/7 (1-7), 7/6 (7-3) e 6/4, em 3h46 de partida, pelas semifinais do Grand Slam francês.

Com o resultado, a França continua sem um título da chave de simples de Roland Garros desde 1983, quando Yannick Noah sagrou-se campeão do torneio. Por outro lado, Wawrinka disputará pela primeira vez o caneco. O melhor desempenho do suíço havia acontecido em 2013, ano em que atingiu as semifinais, sendo derrotado pelo espanhol Rafael Nadal.

A vitória de Wawrinka também desempata o retrospecto geral contra Tsonga. Agora são quatro triunfos para o número 2 da Suíça, contra três do francês. Em Roland Garros, Stanislas agora leva vantagem por 2 a 1.

Na final, Wawrinka vai enfrentar o vencedor da outra semifinal, entre o sérvio Novak Djokovic, melhor tenista da atualidade, e o britânico Andy Murray.

Wawrinka começou a partida com dificuldades e logo em seu primeiro game de saque precisou salvar três break points. No entanto, o suíço deixou o nervosismo de lado e passou a fazer seu jogo agressivo e quebrou o saque de Tsonga, abrindo 3/1 .

Disparando pancadas na quadra do francês, Wawrinka controlou bem o jogo, foi pouco ameaçado enquanto sacou e fechou a parcial em 6/3.

Jo-Wilfried Tsonga jogou o segundo set com uma quebra atrás durante quase todo o tempo, porém aproveitou o apoio da torcida compatriota e deixou tudo igual ao quebrar o serviço de Wawrinka no oitavo game.

Após alguns games acirrados, os tenistas forçaram o tie-break. No desempate, o suíço sofreu um apagão, viu o francês conquistar seis pontos consecutivos e empatar a partida com um 7/6 (7-1).

No terceiro set, Wawrinka sentiu o golpe e foi acuado por Tsonga. Enquanto o francês confirmava com facilidade seus serviços, o suíço teve de salvar nada menos que seis break points para evitar a quebra. No tie-break, porém, o número 9 do mundo surpreendeu o tenista da casa e, com três mini quebras a favor e uma contra, desempatou o duelo com 7/6 (7-3).

Abatido, Tsonga teve seu primeiro game de saque quebrado facilmente pro Wawrinka, que depois confirmou o serviço para obter vantagem no quarto set (2/0). A partir de então, o suíço lutou para confirmar seus serviços (salvou seis break points), manteve a vantagem e com um 6/4 carimbou o passaporte para sua primeira final em Roland Garros.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade