PUBLICIDADE

Tênis

Wawrinka vence Tsonga e está na final em Roland Garros

5 jun 2015 - 15h45
(atualizado às 15h50)
Compartilhar
Exibir comentários

O suíço Stan Wawrinka (N.8) se classificou pela primeira vez à final de Roland Garros ao derrotar nesta sexta-feira o francês Jo-Wilfried Tsonga (N.14) em quatro sets, 6-3, 6-7,(1/7), 7-6 (7/3) e 6-4, em três horas e 46 minutos.

Wawrinka, que pareceu suportar melhor o forte calor em Paris (mais de 30 graus), jogará pelo título contra o vencedor do duelo entre o sérvio Novak Djokovic (N.1) e o escocês Andy Murray (N.3), que duelavam na quadra central quando a partida precisou ser interrompida por alerta de tempestade. O sérvio vencia por dois sets a um.

Tsonga perdeu a oportunidade de igualar Henri Leconte, que segue sendo o último francês a chegar à final de Roland Garros, em 1988. O país anfitriã terá que seguir esperando para ver um tenista da casa erguendo o troféu da competição, o que não ocorre desde 1983, quando Yannick Noah foi campeão.

Finalista do Aberto da Austrália em 2008, Tsonga sofreu a quinta derrota em semifinais de Grand Slam contra um Wawrinka mais completo e melhor adaptado ao saibro.

O suíço, que entrou para a elite do tênis ao vencer o Aberto da Austrália em 2014, mostrou-se mais sólido dentro de quadra e dominou grande parte da partida.

"Fico muito feliz de ter conseguido manter a concentração. Quando jogo ao meu melhor nível, posso vencer qualquer tenista. Saber que vou jogar outra final de Grand Slam é fabuloso. Vou tentar aproveitar ao máximo", analisou o suíço.

Contando com um bom saque e famosa esquerda, Wawrinka poderia ter ganhado a partida em três sets, mas sofreu um apagão na segunda parcial, vencida por Tsonga.

Frustrado e cansado, o francês acabou tendo o saque quebrado logo no primeiro game do quinto set pelo suíço e não conseguiu se recuperar, dando de bandeja a vitória a Wawrinka.

"Não consegui aproveitar as chances que tive, então perdi logicamente. Na partida, ele foi melhor", lamentou Tsonga.

- Resultados desta sexta-feira em Roland Garros:

Stan Wawrinka (SUI/N.8) x Jo-Wilfried Tsonga (FRA/N.14)

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade