PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

WTA

Argentina vence e encerra sonho de Teliana Pereira em Bogotá

23 fev 2013 - 14h13
(atualizado às 14h26)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Teliana Pereira saca em derrota para Ormaechea</p>
Teliana Pereira saca em derrota para Ormaechea
Foto: WTA de Bogotá / Twitter

A campanha história de Teliana Pereira no WTA de Bogotá se encerrou neste sábado. A brasileira, número 1 do País e 156 do mundo, perdeu para a argentina Paula Ormaechea, a 198 do ranking. A partida foi definida por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-5) e 6/3, em uma hora e 34 minutos.

As principais chances de Teliana na partida vieram no primeiro set. Após estar com uma quebra de saque atrás no placar por duas vezes - com 0/2 e 2/4 -, ela reverteu a desvantagem em ambas as ocasiões e obrigou Ormaechea a sacar em 4/5 e 5/6. A argentina, no entanto, não sentiu a pressão e manteve os serviços com tranquilidade.

No tie-break, a brasileira saiu na frente com 2-0, mas sofreu quatro pontos seguidos. Em desvantagem de 4-5, ela venceu um ponto bastante disputado para devolver o mini-break, mas perdeu o set ao cometer uma dupla-falta.

Na segunda parcial, Pereira converteu rapidamente um break point para fazer 1/0, mas levou duas quebras de saque consecutivas. Servindo em 2/5, a brasileira se mostrou corajosa para salvar três match points - ela se livraria de mais um no game seguinte, mas em um erro de forehand acabou derrotada na quarta oportunidade de Ormaechea, que se ajoelhou na quadra de saibro para comemorar.

Os números da partida indicam a falta de inspiração da brasileira no serviço neste sábado. A jogadora teve 55% de aproveitamento de primeiro saque, com o qual venceu 61% dos pontos disputados. Ela somou ainda três aces e duas duplas-faltas, inclusive uma que foi decisiva no tie-break do primeiro set.

Apesar da derrota, Teliana Pereira garante pelo menos 130 pontos no ranking feminino, total suficiente para colocá-la próxima do grupo das 120 melhores do mundo. Ela subirá para o melhor posicionamento da carreira na atualização da lista, na próxima segunda. Na semana que vem, a tenista atuará no WTA de Florianópolis, em quadras duras, após receber um convite dos organizadores.

Em uma semana de resultados históricos, Teliana se tornou a primeira brasileira a vencer um jogo no circuito profissional da WTA em oito anos na última terça-feira, quando venceu a austríaca Yvonne Meusburger, na primeira rodada em Bogotá. No dia seguinte, a brasileira eliminou a francesa Alize Cornet, segunda cabeça de chave da competição.

Antes de Pereira, 24 anos, o Brasil não tinha uma semifinalista em um torneio desse nível desde 1990, quando Luciana Corsato foi derrotada nessa fase em competição disputada em São Paulo. 

Caso tivesse avançado à decisão em Bogotá, Teliana Pereira teria quebrado mais um tabu do País no circuito: desde 1988 uma representante nacional não chega a uma final de um torneio WTA. A última vez foi em Barcelona, onde Niege Dias foi campeã.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade