PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Todos são responsáveis pela morte de Kumaritashvili, diz COI

25 fev 2010 - 16h17
(atualizado às 17h55)
Compartilhar

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, considerou nesta quinta-feira que a entidade, o Vanoc (comitê organizador) e as federações esportivas eram responsáveis pela segurança dos atletas, após o acidente fatal do georgiano Nodar Kumaritashvili, pouco antes da abertura dos Jogos de Inverno de Vancouver.

"Todos são responsáveis", respondeu Rogge a uma pergunta sobre o acidente. "A concepção da pista é de responsabilidade das federações (de luge e de bobsled), a construção é de responsabilidade do Vanoc; a realização dos treinamentos e das competições está a cargo das federações, e nós, o COI, temos a responsabilidade moral de assegurar que os atletas tenham os melhores Jogos possíveis".

Investigações da polícia canadense e de entidades esportivas estão em andamento. "Estas investigações devem levar em consideração as próprias instalações, a pista, assim como as regras da competição, inclusive o número de descidas estipulado nos treinamentos para cada atleta. Por fim, devem analisar os critérios de classificação para os Jogos, o nível dos atletas convidados", disse o presidente do COI.

"Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Sotchi, em 2014, estão convidados para as nossas discussões, e vamos fazer junto com eles com que a palavra de ordem seja 'segurança antes de tudo'", acrescentou Rogge.

Nodar Kumaritashvili, 21 anos, participava da Copa do Mundo de luge, e já havia descido a pista de Whistler 26 vezes antes do seu acidente fatal nos treinos para os Jogos.

Rogge afirmou que a segurança dos atletas será o principal ponto trabalhado para os Jogos de 2014
Rogge afirmou que a segurança dos atletas será o principal ponto trabalhado para os Jogos de 2014
Foto: AFP
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade