PUBLICIDADE

Tyson Gay e Powell se enfrentam em Londres em prévia dos Jogos Olímpicos

12 jul 2012 - 16h50
Compartilhar

Sem a concorrência de Usain Bolt, que estará ausente devido a problemas físicos não especificados, o americano Tyson Gay e o jamaicano Asafa Powell, respectivamente segundo e terceiro homens mais rápidos do mundo, travarão um duelo pelo título dos 100 metros na etapa de Londres da Liga Diamante, a partir desta sexta-feira.

A prova será a penúltima antes dos Jogos Olímpicos, que começarão no próximo dia 27. A última será a nona etapa da liga, a partir do dia 20, em Mônaco.

Powell, de 29 anos, está em segundo lugar na classificação geral da competição, atrás apenas de Bolt. Tyson Gay, por sua vez, é terceiro colocado e tem sete etapas para reagir.

O trio formado por Michael Frater, Nesta Carter e Michael Rodgers, três velocistas que também possuem marcas abaixo dos 10s, são os principais candidatos a ameaçar os dois favoritos nas duas primeiras posições.

"Esta é uma temporada muito importante para mim. Os anos passam, mas ainda posso dar muito ao atletismo. Aprendi grandes coisas dos últimos campeonatos e sei que posso correr em 9s8, 9s7 ou 9s6. Estou centrado para a corrida de amanhã (sexta-feira)", disse Powell ao site da Federação Internacional de Atletismo (IAAF).

O duelo entre o jamaicano e o americano não será a única grande atração da etapa de Londres. Nos 100 metros feminino, a americana Carmelita Jeter, segunda mulher mais rápida da história, terá como grande concorrente a atual campeã olímpica, Shelly-Ann Fraser.

Medalha de ouro nos 110 metros com barreira nos Jogos de Atenas, em 2004, e no Mundial de 2007 o chinês Liu Xiang, campeão olímpico nos 110 metros com barreiras em Atenas 2004 e no Mundial de Osaka de 2007, quer a vitória para chegar com moral na Olimpíada e esquecer a tristeza vivida em 2008. Há quatro anos, Xiang era favorito ao ouro em Pequim, mas uma lesão o impediu de competir.

O chinês terá como principais concorrentes o campeão do mundo, Jason Richardson, e o americano Áries Merritt, que venceu o mundial de pista coberta deste ano, em Istambul.

Com 16 campeões olímpicos e 15 mundiais, a oitava etapa da Liga Diamante servirá como aquecimento para alguns atletas que em pouco mais de duas semanas estarão de volta à capital britânica para lutar pela medalha de bronze mais importante do esporte.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade