0

Após mordida, Suárez pode ser suspenso por até dois anos

24 jun 2014
16h51
atualizado às 19h33
  • separator
  • 0
  • comentários

O atacante uruguaio Luis Suárez carregará uma séria preocupação nos próximos dias. Principal jogador do Uruguai, o atleta do Liverpool pode ser suspenso por até 24 partidas ou dois anos pela Fifa por causa de uma suposta mordida desferida no italiano Giorgio Chiellini no segundo tempo da partida que terminou com vitória da seleção celeste por 1 a 0 sobre a Itália.

<p>Chiellini mostra a árbitro sinais de dente no ombro após suposta mordida de Suárea</p>
Chiellini mostra a árbitro sinais de dente no ombro após suposta mordida de Suárea
Foto: AFP

Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol

Durante o jogo, o lance causou muita reclamação da Itália, que já tinha tido um jogador expulso. O árbitro mexicano Marco Rodriguez nada deu para Suárez, mas câmeras de televisão mostram que o uruguaio faz um movimento com a boca em direção ao lateral italiano - Chiellini chegou a mostrar o ombro com sinais visíveis de dentes.

Os códigos da Fifa permitem a punição por tempo ou número de partidas. O artigo 19 da regulamentação da entidade afirma, entretanto, que não pode ultrapassar dois anos ou 24 jogos. Já há um caso de suspensão por vídeo em uma Copa do Mundo: em 1994, o o defensor italiano Mauro Tassotti tomou suspensão de oito jogos por cotovelada no espanhol Luis Enrique, não flagrada pela arbitragem. 

Qualquer ação contra o uruguaio depende de uma investigação da Fifa contra o lance - a entidade afirmou que primeiramente depende do relato do árbitro do confronto para avaliar a questão. O presidente da entidade, Joseph Blatter, contudo, já se mostrou favorável anteriormente a punições disciplinares utilizando imagens após os jogos.

"Evidências de vídeo podem contribuir muito para o fair play. Os comitês disciplinares estão preparados para usar isso - e deveriam usar", escreveu Blatter em sua coluna em uma revista da Fifa, no mês de fevereiro de 2014.

Suárez pode ainda enfrentar problemas por ser reincidente na ação. Por duas vezes com a camisa do Liverpool, o atacante já tinha mordido um adversário. Em uma delas, foi suspenso por 10 jogos pela Federação Inglesa. 

Em contato com a reportagem do Terra, a Fifa disse que aguarda os relatórios oficiais da partida para da início às investigações sobre o caso do atacante uruguaio. A entidade citou os artigos 77 e 96 do código disciplinar para explicar o caminho que o processo deve tomar no Comitê Disciplinar, que avaliará relatórios dos árbitros, as declarações das partes e testemunhas, provas materiais, áudio ou gravações de vídeo para julgar uma possível punição a Suárez.

Fonte: AP AP - The Associated Press. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser copiado, transmitido, reformado o redistribuido.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade