PUBLICIDADE

Luis Suárez

Fifa suspende Suárez por nove jogos e tira atacante da Copa

26 jun 2014 - 10h51
(atualizado em 4/12/2014 às 11h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Uruguaio agrediu o zagueiro italiano nesta terça-feira, em Natal
Uruguaio agrediu o zagueiro italiano nesta terça-feira, em Natal
Foto: Getty Images

Depois de uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira, no Rio de Janeiro, a Fifa suspendeu o atacante uruguaio Luis Suárez por nove jogos após a mordida dada por ele no zagueiro Giorgio Chiellini, da Itália, na última partida das duas seleções no Grupo D da Copa do Mundo, realizada na última terça-feira. Desta forma, Suárez está fora do torneio.

Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol

A entidade máxima do futebol havia iniciado as investigações sobre o caso no mesmo dia do jogo, confirmando que estava coletando evidências na madrugada desta quarta-feira e que utilizaria relatórios dos juízes, declarações das partes e testemunhas, provas materiais, áudio ou gravações de vídeo para avaliar lance polêmico.

A decisão foi anunciada pela porta-voz da Fifa, Delia Fischer, em comunicado lido no briefing da entidade com a imprensa. Segundo o texto, Suárez, "está proibido de participar de qualquer atividade do futebol" pelos próximos quatro meses - o veto inclui até mesmo a entrada em qualquer estádio no qual a seleção uruguaia esteja jogando até lá. Suárez também não poderá atuar por clubes, seja pelo Liverpool ou por qualquer outros pelo qual venha atuar caso se transfira.

A decisão já foi comunicada ao jogador e à Associação Uruguaia de Futebol (AUF). A decisão do comitê disciplinar da Fifa está sujeita a apelação dos uruguaios. A entidade nacional deverá ainda pagar uma multa de 100 mil francos suíços pela mordida do jogador.

O atleta foi enquadrado nos artigos  48, que trata de conduta indevida contra adversários ou outros envolvidos na partida, e 57, que avalia comportamento ofensivo e fair play, do Código Disciplinar da Fifa.

Confira na íntegra o comunicado divulgado pela Fifa:

”O Comitê Disciplinar da Fifa tomou hoje (26) uma decisão relativa ao caso do jogador uruguaio Luis Suárez diante do incidente ocorrido durante a partida da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 no dia 24 de junho, entre Itália e Uruguai.”

“O Comitê Disciplinar da Fifa decidiu o seguinte:”

” – Considera-se culpado o jogador Luis Suárez de ter violado o artigo 48 do Código Disciplinar da Fifa (CDF) ao agredir o outro jogador, e o artigo 57 do CDF por haver cometido uma ofensa à esportividade contra outro jogador.”

“ – Suspende-se o jogador Luis Suárez por nove partidas oficiais. A primeira partida à qual se aplicará a sanção será no próximo encontro da Copa do Mundo da Fifa entre Colômbia e Uruguai, que será disputado no dia 28 de junho. Em virtude do artigo 38 do CDF, o restante da sanção será aplicada nas partidas seguintes do Uruguai no Mundial, caso esta seleção siga avançando no torneio, ou nas partidas seguintes da seleção uruguaia.”

“ – De acordo com o artigo 22 do CDF, durante quatro meses, proíbe-se Luis Suárez de exercer qualquer tipo de atividade relacionada ao futebol (administrativa, esportiva ou de outra classe).”

” – De acordo com o artigo 21 do CDF, proíbe-se Luis Suárez de entrar nos recintos de todos os estádios durante o período de duração da proibição (ver ponto 3). O jogador tampouco poderá entrar nos recintos do estádio em que a seleção uruguaia disputar um encontro enquanto estiver cumprindo as nove partidas de suspensão (ver ponto 2).”

“ – Além disso, impõe-se uma multa de CHF 100 mil.”

”A decisão já foi comunicada hoje ao jogador e à Associação Uruguaia de Futebol.”

”’Não se pode tolerar este tipo de comportamento em um terreno de jogo, especialmente durante a Copa do Mundo da Fifa, quando milhões de pessoas têm os olhos sobre os jogadores. O Comitê Disciplinar levou em conta todos os elementos do caso, e o grau de culpabilidade de Luis Suárez de acordo com o estipulado no Código Disciplinar. A decisão entrou em vigor no momento em que foi comunicada”, declarou Claudio Sulser, presidente do Comitê Disciplinar da Fifa.”

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade