PUBLICIDADE
Logo do Seleção Uruguaia

Seleção Uruguaia

Favoritar Time

Ticos calam celestes e sonham com novo "milagre de 90"

No "grupo da morte", torcedores da Costa Rica vão ao delírio com histórica vitória por 3 a 1 sobre o Uruguai

14 jun 2014 - 17h56
(atualizado às 18h20)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Torcida costarriquenha festejou surpreendente vit&oacute;ria</p>
Torcida costarriquenha festejou surpreendente vitória
Foto: Mike Blake / Reuters

Apontada como azarão em um grupo de campeões mundiais, a torcida da Costa Rica passa a sonhar com uma classificação apontada como impróvável quando foi sorteada ao lado de Uruguai, Itália e Inglaterra. Os caribenhos, como o famoso grito de "ticos", venceram por 3 a 1 e foram ao delírio no Castelão, neste domingo, palco de abertura do Grupo D da Copa do Mundo.

Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol

Antes do jogo, os torcedores uruguaios estavam mais otimistas e repetiram o gesto dos vizinhos sul-americanos ao cantarem o hino com paixão e direito a uma posterior chuva de papel nas arquibancadas que contaram com um público de 58 mil pessoas.

A partida começou favorável aos uruguaios, que contavam com a simpatia também da maior parte dos torcedores brasileiros. Cada toque de bola dos costarriquenhos era vaiado como se fosse um duelo de Libertadores.

O estádio foi ao delírio aos 23min do primeiro tempo, quando o zagueiro Diego Lugano foi seguro por Júnior Diaz na área e a arbitragem marcou pênalti, convertido com sucesso por Edinson Cavani.

Quando a partida foi ao intervalo, os uruguaios puderam sair para tomar a sua cerveja com o jogo aparentemente sob controle. A arquibancada foi ao delírio quando o telão mostrou a bandeira do time do Ceará.

No início da segunda etapa, porém, Joel Campbell começou a mudar a história da partida e de quem “mandava” na arquibancada. Os costarriquenhos viraram o jogo com um gol do camisa 9 e posteriormente com Oscar Duarte, ambos em jogadas aéreas.

Com gritos de “ticos”, uma referência a pronúncia no diminutivo feita pelos costarriquenhos (exemplo: chiquiticos), a torcida caribenha foi ao delírio e os celestes, por sua vez, se limitavam a alguns gritos quando os sul-americanos tentavam sufocar.

No fim do jogo, alguns brasileiros aproveitaram para provocar e mostrar quem são os “donos” desta Copa ao cantarolar o antigo: “eu sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor...”

Os “ticos” surpreenderam os quarto colocados do Mundial da África do Sul e sonham agora repetir a histórica campanha de 1990, na Itália, quando se classificaram para as oitavas de final ao eliminarem Escócia e Suécia.

Os uruguaios, cabisbaixos, deixaram as arquibancadas aos 39min, após nova bela jogada de Campbell que passou para Marcos Ureña fechar o placar em 3 a 1 para a Costa Rica. No fim do jogo, muitos brasileiros "viraram à casa" e passaram a gritar: "ah, é Costa Rica!"

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade