PUBLICIDADE

Usada quer que Armstrong confesse doping sob juramento

18 jan 2013 - 09h22
(atualizado às 11h43)
Compartilhar

As declarações de Lance Armstrong, confessando o uso de substâncias proibidas durante sua carreira, feita em entrevista à apresentadora Oprah Winfrey não deixou a Agência Americana Antidoping (Usada) satisfeita. A entidade quer que o ciclista agora admita o doping sob juramento.

Armstrong perdeu seus títulos e foi banido do esporte profissional na temporada passada, quando a Usada o considerou culpado pelo uso de drogas de aumento de desempenho. Sem exames que atestaram positivo, a entidade se baseou em investigações, documentos e depoimentos de ex-ciclistas para chegar ao veredito.

"Hoje Lancer Armstrong admitiu que sua carreira no ciclismo foi construída em uma poderosa combinação de fraude e doping. A confissão de que ele se dopou durante sua carreira é um pequeno passo na direção correta. Mas se ele é sincero em seu desejo de corrigir os erros do passado, deporá sob juramento sobre todas as suas relações com atividades dopantes", afirmou o presidente da Usada, Travis Tygart.

Na entrevista exibida da noite desta quinta-feira, Armstrong revelou ter feitou uso do hormônio Eritropoietina, mais conhecido como EPO, e de testosterona. Além disso, o atleta confirmou que realizou transfusões de sangue em suas tentativas de aprimorar seu rendimento em competições.

"Eu sei qual é a verdade. E sei que a verdade não é o que eu disse. A história foi tão perfeita e durou por tanto tempo... Você supera uma doença, vence a Volta da França sete vezes e tem um casamento perfeito. É uma história perfeita. Minha atitude com a maioria das coisas seria diferente hoje em dia", disse o ciclista.

A União Ciclística Internacional (UCI), por sua vez, apontou que a confissão do norte-americano é um passo importante para o esporte reestabelecer sua credibilidade abalada pelo escândalo envolvendo o atleta, que perdeu seus sete títulos da Volta da França.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
TAGS
Publicidade