PUBLICIDADE

Valcke diz que Fifa não arcará com estruturas temporárias de estádios

17 fev 2014 - 14h50
(atualizado às 15h14)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Secret&aacute;rio-geral da Fifa est&aacute; novamente no Brasil para vistoriar est&aacute;dios da Copa do Mundo de 2014</p>
Secretário-geral da Fifa está novamente no Brasil para vistoriar estádios da Copa do Mundo de 2014
Foto: AFP

A Fifa não arcará com gastos de estruturas temporárias em estádios da Copa do Mundo, disse nesta segunda-feira o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, depois que a questão gerou polêmica envolvendo o Internacional em Porto Alegre.

Dono do estádio gaúcho no Mundial, o clube afirmou na sexta-feira que não vai bancar as estruturas temporárias necessárias para as arenas durante a competição e disse que a presença do Beira-Rio no torneio estaria ameaçada.

"Sobre a pergunta se a Fifa vai pagar as estruturas temporárias, a resposta é não", disse o dirigente durante entrevista coletiva após vistoriar o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.

Valcke estará em Porto Alegre na terça-feira para vistoriar o Beira-Rio, um dos cinco estádios que ainda precisa ser entregue para o Mundial, que começa em 12 de junho.

Copa 2014: Dilma visita Arena da Amazônia e operários aprovam:

Questionado sobre as estruturas temporárias de acesso aos estádios e se isso poderia retirar algum deles da Copa do Mundo, o secretário-geral disse que não responderia "diretamente a pergunta". Mas que os "estádios não podem ficar sem essas estruturas".

"A Fifa não disse até agora que algum estádio está fora, a decisão sobre Curitiba será tomada amanhã, trabalhamos para que todos fiquem", afirmou.

A Arena da Baixada, em Curitiba, corre risco de ficar fora do Mundial devido aos atrasos nas obras. Valcke disse que a Fifa ainda está analisando o avanço dos trabalhos no local e anunciará a decisão na terça-feira.

Em Brasília, o dirigente da Fifa fez elogios às melhorias feitas na arena desde a Copa das Confederações, em junho, e ao gramado, alvo de críticas no ano passado.

Segurança

O secretário-geral da Fifa demonstrou preocupação também com possíveis manifestações violentas durante a Copa do Mundo e disse que a polícia tem que garantir o acesso dos torcedores aos jogos.

"Uma manifestação não pacífica com pessoas querendo apenas baderna, provocando as autoridades, só há uma maneira de lutar contra isso e a polícia terá que fazer com que os espectadores acessem os jogos", disse.

Valcke elogia estádio de Brasília após inspeção da Fifa

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade