PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Vancouver tenta criar clima olímpico para Jogos de Inverno

6 jan 2010 - 19h33
(atualizado às 20h36)
Compartilhar

A pouco mais de um mês do início da Olimpíada de Inverno, cartazes promocionais finalmente começaram a aparecer em Vancouver, onde as placas de "proibido estacionar" eram o sinal mais visível nas ruas de que a cidade está prestes a sediar o evento.

Nos jornais, anúncios pedem aos moradores que ofereçam seu melhor comportamento para os milhares de visitantes, jornalistas e atletas que começarão a chegar em breve.

"Queremos criar alguma excitação para os Jogos", disse Lesli Boldt, portavoz da Prefeitura, enquanto funcionários começavam a estender os primeiros dos 6.000 cartazes que irão adornar as principais ruas e avenidas da cidade.

Vancouver e a localidade de Whistler, coanfitriã dos Jogos, preparam a Olimpíada de Inverno desde 2003. Mas fora das principais instalações olímpicas, é difícil achar evidências de que um grande evento irá ocorrer.

Além dos grandes anéis olímpicos no aeroporto, o que havia de mais visível eram as placas avisando que será proibido estacionar nas principais vias a partir de 4 de fevereiro.

A Prefeitura e os organizadores negam que tenham demorado a injetar adrenalina olímpica na população. "Não acho. As pessoas estavam ocupadas com os feriados de Natal. Temos um mês, e é aí que os preparativos estão acontecendo", disse Boldt.

Os cartazes vermelhos, verdes e brancos retratando esportes olímpicos e paraolímpicos, junto com imagens abstratas das montanhas e da orla locais, pretendem mostrar "o estilo de Vancouver e o espírito dos Jogos de Inverno".

Mas uma moradora que passava pela cerimônia de instalação dos cartazes admitiu que não teria notado que eles tinham a ver com a Olimpíada se não fosse pelo burburinho de jornalistas ao redor. "São bonitos. De forma alguma ofensivos. Mas me fazem sentir mais olímpica? Não, não mesmo", disse Kim Donaldson.

Um jornal local publicou na quarta-feira um anúncio de quatro páginas da Prefeitura com informações úteis sobre os Jogos e dicas para receber os visitantes, incluindo "saiba onde ficam os locais das competições" e "ajude visitantes que pareçam perdidos".

As competições de hóquei, curling e snowboard acontecem em Vancouver; as de esqui nórdico, esqui alpino e bobsled terão lugar em Whistler, a 125 km. O evento começa em 12 de fevereiro.

Próximos de Olimpíada, habitantes de Vancouver encaram pouca mudança em sua rotina
Próximos de Olimpíada, habitantes de Vancouver encaram pouca mudança em sua rotina
Foto: Divulgação
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade