Agora em Vancouver
13°C
-

Patinação de velocidade

Patinação de velocidade Foto: Getty Images

A modalidade surgiu ainda no século XXIII, com patins de ferro e a sola de madeira. Os patins serviram até como meio de transporte, naquela época. As primeiras competições de caráter esportivo foram realizadas na Holanda, em 1616.

Quando a patinação estreou nos Jogos de Chamonix 1924 era disputada a etapa apenas entre os homens. As mulheres entraram em 1932, para um evento de demonstração apenas, e somente a partir da Olimpíada de 1960 passou a valer medalha na categoria feminina. Também nos mesmos Jogos ficou marcada a implantação do gelo artificial nas pistas, contribuindo para uma melhor performance dos atletas.

Com os patins, os atletas percorrem em uma pista oval, de 400 metros, podendo atingir uma velocidade superior a 60 km/h. Em 2006, nos Jogos de Inverno de Turim, surgiu a modalidade de disputa em equipe. Dessa forma, duas equipes - composta por três atletas cada - competem em sistema de revezamento. Em Vancouver, o atual campeão olímpico, o americano Chad Hedrick, é o favorito ao ouro. Em Turim, ele conquistou medalha de ouro (5.000 m), medalha de prata (10.000 m) e bronze, (1.500 m).

 
Ficha
1ª Aparição nos Jogos:
Chamonix 1924
Locais:
Richmond Olympic Oval
Federação Internacional:
União Internacional de Patinagem - http://www.isu.org