PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Jogos Inverno 2010

Comitê organizador pode restaurar pista com estoque de neve

12 jan 2010 - 17h29
Compartilhar

Sede da Olimpíada de Inverno de 2010, Vancouver vem sofrendo com as mudanças climáticas dos últimos dias, quando tem enfrentado inesperadas chuvas. No entanto, nem mesmo os estragos em uma pista de esqui downhill em Cypress Mountain, no norte da cidade, preocupam o comitê organizador da competição, que garante ter um plano B - e até mesmo neve em estoque - para o caso de uma emergência.

Tim Gayda, vice-presidente esportivo do comitê, admite que o órgão canadense já admite inicialmente tirar as competições da Cypress Mountain, que receberá provas de esqui e snowboard. Porém, a decisão não será tomada de forma prematura. "Vamos olhar o local nesta quarta-feira. Tudo dependerá das condições climáticas das próximas semanas. É uma decisão grande", explicou o dirigente.

O planejamento da organização prevê o fechamento da pista da montanha para o público a partir de 1º de fevereiro. A partir daí, Vancouver passará a se preocupar com os efeitos do recente aumento de temperatura detectada na cidade. "Observávamos este e outros cenários no caos de termos muita neve ou temperaturas muito frias", disse Gayda, explicando a possibilidade de restaurar cenários afetados por chuvas e temperaturas elevadas com neve.

"Quando vimos que havia uma tendência de aquecimento, trabalhamos com a montanha para encontrarmos neve natural e começamos a estocá-la. Quando você empurra grandes pilhas desta neve armazenada para o local, a situação é melhor. E há milhares de metros cúbicos de neve em cada uma dessas pilhas", disse o dirigente, alertando sobre a possibilidade de temperaturas menos frias durante a Olimpíada de Vancouver.

Canadenses admitem substituir pista que sofre danos com a chuva, mas prepara estoque de neve para recuperar o local
Canadenses admitem substituir pista que sofre danos com a chuva, mas prepara estoque de neve para recuperar o local
Foto: AFP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade