PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Preço de banana? Unidade a 1 dólar afasta consumidores em Vancouver

1 fev 2010 - 18h25
Compartilhar
Tarian Chaud
Direto de Vancouver

A brasileiríssima expressão "preço de banana" não se encaixa em Vancouver. Nos lares da cidade-sede da Olimpíada de Inverno, que terá início no próximo dia 12, longe do clima tropical, a fruta chega a ser considerada produto de luxo.

Em supermercados de Vancouver, a banana é encontrada por até 1 dólar canadense a unidade, quase R$ 2. No Brasil, em média uma unidade sai por R$ 0,45.

Na terra da Olimpíada de Inverno, o tipo vendido é cavendish (mais conhecidas como d'água ou caturra no Brasil). Nas prateleiras canadenses, a maioria é importada do Equador. Mas o preço elevado afasta os consumidores.

O racionamento de bananas vira piada entre os estudantes brasileiros que fazem intercâmbio e ficam hospedados em casas de famílias locais. Por causa do alto valor, é comum que seja imposta uma restrição à quantidade que se pode comer por dia.

Para entender a questão, basta reparar no comportamento de quem compra. Em um supermercado de um dos principais shoppings da cidade, duas senhoras pegam as frutas e se certificam que elas estão maduras. Em seguida, olham para o cartaz com o preço de 1 dólar canadense a unidade. Imediatamente desistem.

No entanto, também há quem não se importe com o dinheiro para agradar o paladar. Pouco depois que as duas senhoras deixam a prateleira das bananas para trás, lá vem uma dona de casa brasileira que vive em Vancouver há sete anos.

"Sinto falta disso e vou levar. O povo aqui acha que tudo é caro e se esquece de satisfazer os próprios desejos", diz, bem no espírito Carmen Miranda. Yes, nós temos bananas.

Bananas são "artigo de luxo" no Canadá
Bananas são "artigo de luxo" no Canadá
Foto: Tarian Chaud / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade