PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Jogos Inverno 2010

Em 11ª Olimpíada, voluntário rouba cena na Vila de Vancouver

5 fev 2010 - 11h46
(atualizado às 15h17)
Compartilhar
Mariana Lanza
Direto de Vancouver

A Vila Olímpica está aberta. Mas as estrelas ainda estão por chegar. Por enquanto, quem rouba a cena na acomodação dos atletas em Vancouver é um senhor com chapéu de cowboy cheio de broches de Jogos de Inverno e Verão. Falante, ele se aproxima e faz jus ao seu papel no local. Aberra Aguegnehu, 61 anos, é intérprete voluntário do Comitê Olímpico Internacional.

Com a experiência no Canadá, ele já soma 11 Jogos no currículo, mas nem pensa em parar por aí. "Fiquei muito feliz que o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar as competições em 2016. Espero estar lá", diz.

Apesar da longa trajetória no ramo, um simples gesto é inesquecível para Aguegnehu. "Atenas me marcou muito. Quando desembarquei no aeroporto, uma mensagem me fez parar. Tinha uma placa 'Welcome home'. Simples, mas forte".

A primeira edição da Olimpíada foi na cidade grega, em 1896. Antes de fazer parte da equipe do órgão internacional, em Atlanta (1996), o intéprete trabalhou na parte burocrática dos Comitês de Israel e da Etiópia.

Entre uma demonstração e outra dos 12 idiomas que fala (inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, hebreu, amárico, japonês, chinês, grego, português e iugoslavo), ele conta sobre sua paixão pelo esporte e por um ex-jogador de futebol brasileiro em especial.

"O Pelé é meu ídolo, porque joga com os pés e a cabeça. Não esqueço da Copa, quando ele e o Garrincha se comunicavam apenas pelo olhar", afirma Aguegnehu, que nasceu em Israel e mora há mais de trinta anos em Los Angeles, nos Estados Unidos.

A admiração pelo futebol do País é tão grande, que ele ainda arrisca um palpite para a Copa do Mundo da África do Sul, em junho deste ano. "Tenho 100% de certeza que o Brasil vai ganhar, com Kaká, Robinho, Luís Fabiano e o capitão, Lúcio".

A Vila Olímpica de Vancouver foi aberta nesta quinta-feira para os 2.730 atletas e membros das delegações dos mais de 80 países que disputarão os Jogos de Inverno, entre os próximos dias 12 e 28.

Porém, apenas algumas pessoas das equipes da Itália, Japão, Áustria, França e Grã-Bretanha ocuparam seus espaços nos prédios construídos às margens do False Creek e mal apareceram na zona internacional, área que mistura serviço e lazer.

Outros 2.850 esportistas ficarão na Vila de Whistler, montanha 125 km distante da sede principal do evento, onde serão realizadas as provas de modalidades na neve.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmitirá ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo a partir do próximo dia 12. Além disso, os usuários terão a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais estará encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competicão.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comentará a competicão em seu blog no Terra.

No celular

wap: wap.terra.com.br

Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Intérprete Aberra Aguegnehu, 61 anos, tem broches de todas Olimpíadas em que já trabalhou colocados em seu chapéu
Intérprete Aberra Aguegnehu, 61 anos, tem broches de todas Olimpíadas em que já trabalhou colocados em seu chapéu
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade