PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Isabel Clark esbanja confiança após quatro anos "limpos"

7 fev 2010 - 13h59
(atualizado às 19h44)
Compartilhar
Luis Roberto Formiga
Direto de Whistler

Conheci o irmão de Isabel Clark no primeiro campeonato de snowboard brasileiro. O esporte era novidade e aos poucos as pessoas que curtiam o surf na neve, como era conhecido, acabavam se encontrando e se conhecendo:A equipe dos cariocas, a equipe dos paulistas, dos paranaenses, até que surgiu Isabel Clark.

Isabel que teve seu primeiro contato com a neve em 1994. No ano seguinte, em 95, ja foi campeã brasileira e considerada a revelação logo em seu primeiro campeonato.

De lá pra cá, a carioca que não perdeu o sotaque, dedicou sua vida para a neve, se profissionalizando em 1999 como instrutora.

Em 2004, conseguiu seu décimo título brasileiro. Até que em 2006, com garra , técnica e um "jeitinho brasileiro", ela conquistou o nono lugar no boardercross olímpico, prova que mistura a velocidade, o controle nas curvas e perigosos saltos e é considerada uma das mais difíceis e competitivas do mundo do snowboard e dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Há poucos dias do início dos Jogos Olímpicos em Vancouver, Isabel Clark fala durante a concentração com o Terra. Ela conta sobre sua dedicação e evolução logo depois dos jogos olímpicos de Turim, em 2006, o aspecto psicológico de um atleta profissional e como funciona os treinamentos nas vésperas da Olimpíada.

Terra - Isabel, parabéns pela sua determinação. Vários anos perseguindo o ideal olímpico e sua segunda Olimpíada, não é?

Isabel Clark - É verdade. A primeira em 2006, em Turim, e agora, quatro anos depois, estamos aqui novamente representando o Brasil no Canadá, Vancouver 2010.

Terra - Depois de sua nona colocação, como é que funcionou seu esquema de treinamento e sua determinação para perseguir o ideal olímpico?

Isabel Clark - Foi bom, porque depois dos Jogos Olímpicos de Turim, eu tive quatro anos limpos para poder me dedicar somente aos treinos e competições. E isso foi super importante porque eu pude evoluir bastante, melhor minha técnica. Porque, para a Olimpíada de 2006, praticamente só depois de 2003 que eu comecei a já entrar no esquema mais dedicado, porque antes eu ficava sempre dando aula, trabalhando também, e não me dedicando 100% aos treinos. Então foi super importante ter esses quatro anos limpos, então eu pude evoluir bastante. Hoje eu sou uma atleta bem mais completa, mais forte do que em 2006.

Terra - Como funciona a preparação psicológica, essa parte mental que envolve um atleta olímpico nessa fase de alguns dias antes da competição?
Isabel Clark - É super importante, ainda mais no meu esporte, o boarder cross que é um esporte de risco. Temos um trabalho bem progressivo, cuidadoso, consciente de preparar a cabeça para pista. Temos um método de trabalho, que antes do treino eu mentalizo como quero estar com minha atitude para enfrentar a pista, as primeiras decidas, para ir melhorando progressivamente. Sempre pode ter um obstáculo impressionante, que pode dar medo, então sempre temos calma para não atrapalhar. Às vezes esse obstáculo não é difícil, então trabalhamos com muita calma para ir construindo a confiança na pista.

Terra - Como vai funcionar seu treino a poucos dias da competição? Já está tudo bem formado na sua cabeça? O que você prepara para esse treino?
Isabel Clark - Temos três dias de treinos. Ontem, hoje e amanhã. Ontem andamos muito pela montanha toda para soltar mesmo. Hoje também vamos dar uma aquecida assim pela montanha para deixar o corpo ativo e depois a gente vai para o parque dar os saltos grandes para ganhar essa confiança nos saltos. Vamos fazer um teste da base da prancha. Temos três pranchas iguais então vamos botar o cronômetro e preparar a base igual em cada uma delas para ver qual que está deslizando melhor nessas condições, que vão ser parecidas com as condições da prova.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmitirá ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo a partir do próximo dia 12. Além disso, os usuários terão a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais estará encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competicão.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comentará a competicão em seu blog no Terra.

No celular

wap: wap.terra.com.br

Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Após Turim 2006, Isabel Clark esbanja confiança:
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade