PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

TV canadense exibe imagens de acidente fatal com georgiano

12 fev 2010 - 23h39
(atualizado em 13/2/2010 às 01h27)
Compartilhar

A televisão canadense CTV, principal emissora do país, exibiu repetidas vezes o vídeo do acidente fatal sofrido pelo georgiano Nodar Kumaritashvili, nesta sexta-feira, durante o treino do Luge para a Olimpíada de Vancouver. O atleta, 21 anos, perdeu o controle de seu trenó a aproximadamente 144 km/h, não resistiu ao choque e morreu horas depois.

O acidente de Kumaritashvili aconteceu por volta das 17h (de Brasília, 11h locais) na curva chamada Thunderbird, já no final do circuito do luge no Whistler Sliding Center. Os médicos no local tentaram reanimar o georgiano, que foi transferido de helicóptero a um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. As autoridades locais ainda investigam as causas do acidente.

Apesar da morte do atleta do luge, a delegação da Geórgia anunciou que continuará nos Jogos de Inverno, após cogitar a ideia de deixar a competição. A cerimônia de abertura de Vancouver 2010 será realizada na madrugada deste sábado, com início previsto para a 0h (de Brasília).

Esta é a segunda morte de atletas do luge na história das Olimpíadas de Inverno. A primeira ocorreu em 1964, na austríaca Innsbruck, quando o polonês naturalizado britânico Kazimierz Kay-Skrzypeski perdeu o controle de seu trenó e morreu, após sofrer fraturas na bacia.

Os Jogos de Inverno também registraram outras duas mortes. Ainda em 1964, o australiano Ross Milne bateu contra uma árvore durante um treino do downhill e também não resistiu aos ferimentos. Quase três décadas depois, em 1992, o suíço Nicolas Bochatay morreu ao se chocar contra uma máquina que estava na pista do esqui de velocidade.

Entenda o caso

O georgiano Nodar Kumaritashvili, 21 anos, morreu nesta sexta-feira após sofrer um grave acidente no treinamento do luge, no Whistler Sliding Center. O atleta estava em uma velocidade de 144 km/h quando perdeu o controle de seu trenó, bateu contra a parede de gelo e, depois, contra uma haste na pista.

A equipe médica dos Jogos de Vancouver tentou realizar procedimentos de reanimação, como massagem cardíaca e respiração boca a boca, antes de chamar um helicóptero para transferir Kumaritashvili ao hospital. O atleta, que havia iniciado a carreira profissional há dois anos, teve a morte anunciada horas depois pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Kumaritashvili perdeu o controle de seu trenó a 144 km/h
Kumaritashvili perdeu o controle de seu trenó a 144 km/h
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade