PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Astro francês reclama e vê regressão na patinação artística

15 fev 2010 - 06h39
(atualizado às 07h32)
Compartilhar

Campeão mundial da patinação artística em 2007, o francês Brian Joubert está insatisfeito. Embora os chineses Shen Xue e Zhao Hongbo tenham quebrado o recorde mundial com a apresentação no programa curto de Vancouver 2010 neste domingo, o astro europeu, tricampeão continental, diz que sua modalidade está atravessando um momento de regressão.

Joubert demonstrou insatisfação com o fato de poucos patinadores arriscarem o quad (salto em que dão giro de, pelo menos, 1440º em torno do próprio eixo) nas provas recentes. Em entrevista publicada pelo site de Vancouver 2010, o francês aproveitou para criticar o regulamento da modalidade.

"Para mim o quad é o futuro da patinação artística", opinou Joubert, 24 anos. "Quando disputei meu primeiro Mundial, em 2002, vi 15 patinadores realizarem o quad. Atualmente, são poucos os que tentam. Tudo isso por causa do novo sistema de pontuação", lamentou.

O francês resgatou um mito da patinação para falar com glamour do período em que os competidores realizavam saltos cada vez mais difíceis em busca de mais pontos - diferentemente do novo sistema de pontuação, em que cada detalhe é minuciosamente avaliado.

"Lembro que vi o Elvis Stojko, que fez um triplo quad. Naquela época, foi algo extraordinário", exaltou Joubert, lembrando o canadense tricampeão mundial.

Brian Joubert disputará em Vancouver 2010 a competição masculina da patinação artística. O programa curto da disputa será disputado nesta terça-feira, enquanto a medalha será decidida dois dias depois, com a realização do programa livre.

Patinadores desentrosados fazem lambança em pista:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade