2 eventos ao vivo
Logo do Brasileiro Série B
Foto: terra

Brasileiro Série B

Vasco só empata com Fortaleza e adia festa do acesso

31 out 2009
18h13
atualizado às 19h13

O sonho cruzmaltino de retonar à elite do futebol nacional foi adiado na tarde deste sábado por, pelo menos, mais uma rodada. No Estádio Castelão, no Ceará, o Vasco teve interrompida a sua sequência positiva na Série B e ficou em um decepcionante empate por 1 a 1 com o Fortaleza, resultado que frustra os planos da equipe momentaneamente e impede a confirmação imediata de uma das quatro vagas que levam para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro do ano que vem, enquanto mantém o adversário cada vez mais próximo da queda.

» Veja fotos de Fortaleza x Vasco
» Veja a classificação atualizada
» Confira a tabela completa
» Comente o empate em Fortaleza

Vindo de três vitórias consecutivas, (sobre Vila Nova, ABC e Bahia), o time de São Januário precisava fazer a sua parte em Fortaleza e ainda torcer por tropeços de Figueirense e Portuguesa nesta tarde, fatos que não aconteceram. Além da frustrante igualdade no Castelão, as únicas ameaças golearam seus rivais (4 a 0 sobre o Brasiliense e 3 a 0 no Guarani, respectivamente) e mantêm vivo o sonho do acesso.

Agora as esperanças vascaínas ficam guardadas para o próximo sábado, dia do duelo com o Juventude, provavelmente em um Maracanã lotado. Com 67 pontos na tabela, cinco a mais que o vice-líder Guarani e 13 à frente da dupla Figueirense e Portuguesa, quinto e sexto colocados, respectivamente, o time comandado pelo técnico Dorival Júnior precisa de uma vitória simples para se garantir na elite com quatro rodadas de antecedência.

Enquanto o Vasco adiou a festa, mas já conta as horas para confirmar o acesso, o adversário desta tarde vive situação completamente oposta e vê a queda para a terceira divisão cada vez mais próxima de ser concretizada. O ponto somado diante do líder não serviu para aliviar o sufoco do Fortaleza, que ocupa a penúltima posição, com 33, apenas à frente do lanterna ABC e com cinco a menos que o Bahia, primeira equipe fora da zona de rebaixamento.

Com a bola rolando, as duas equipes mostraram a obrigação da vitória nos primeiros 45 minutos, com boas chances dos dois lados, mas presenças importantes dos goleiros Douglas e Fernando Prass. No entanto, as redes só foram balançadas após o intervalo, quando voltaram com posturas ainda mais agressivas. Com 6min depois do reinício, Bismarck invadiu a área vascaína, saiu da marcação do zagueiro Titi e bateu rasteiro e forte para inaugurar o marcador no Castelão.

Porém, a desvantagem dos mandantes e festa cearense durou apenas três minutos, tempo que Paulo Sérgio demorou para fazer grande jogada individual e finalizar com categoria para as redes dos mandantes. O novo empate serviu para obrigar outra vez o Fortaleza a sair para o jogo, o que iniciou grande pressão durante todo o restante da partida. No entanto, os erros de finalização e o bom posicionamento da defesa carioca impediram nova mudança no placar e garantiram o empate, que não agrada a nenhum dos times.

FICHA TÉCNICA

Fortaleza 1 x 1 Vasco

Gols
Fortaleza: Bismarck, aos 7min do 2º tempo
Vasco: Paulo Sérgio, aos 9min do 2º tempo

Pontos Fortes do Fortaleza
- Jogadas pelas laterais e individualidade de Elton

Pontos Fortes do Vasco
- Ataques de Paulo Sérgio pela ala direita e boa movimentação so setor ofensivo, levando perigo à defesa do Fortaleza

Ponto Fraco do Fortaleza
- Marcelo Nicácio, que não aproveitou duas chances claras para marcar

Ponto Fraco do Vasco
- Ernani, que não defendeu bem e ainda deu muito espaço para os adversários

Personagem do jogo
Elton, do Fortaleza

Esquema Tático do Fortaleza
3-5-2
Douglas; Dedé, Gilmak, Everaldo e Eusébio (Marcos Tamandaré); Leandro (Rocha), Coutinho,Bismarck (Saulo) e Élton; Marcelo Nicácio e Luiz Carlos; técnico: Roberto Fernandes

Esquema Tático do Vasco
4-4-2
Fernando Prass; Paulo Sérgio, Titi, Fernando e Ernani; Amaral, Souza, Allan e Alex Teixeira (Magno); Adriano (Rodrigo Pimpão) e Élton (Aloisio); técnico: Dorival Júnior

Cartões Amarelos
Fortaleza: Leandro, Bismarck, Marcelo Nicácio e Saulo
Vasco: Paulo Sérgio, Souza e Aloísio

Árbitro
Evandro Rogério Roman (Fifa-PR)

Local
Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)



Jovem Alex Teixeira passa em branco no Ceará e tem comemoração adiada por volta à 1ª divisão
Jovem Alex Teixeira passa em branco no Ceará e tem comemoração adiada por volta à 1ª divisão
Foto: Agência Lance
Fonte: Redação Terra
publicidade