1 evento ao vivo

Vice-campeão muda discurso e diz que pode deixar patinação

19 fev 2010
10h47
atualizado às 14h02

Após dizer à imprensa americana que não abaixaria a cabeça nem pararia de competir apesar da dolorosa derrota na patinação artística dos Jogos Olímpicos de Vancouver, Evgeni Plushenko mudou o discurso. Voltando atrás naquela declaração, ele ameaçou encerrar a carreira em entrevista à agência russa RIA Novosti.

"Não estou disposto a patinar bem e perder", afirmou Plushenko após a vitória do americano Evan Lysacek, que conquistou o ouro mesmo sem executar o movimento mais difícil do esporte, o salto quádruplo. "Pode ter sido minha última competição".

O russo, 27 anos, chegou a se aposentar depois de se consagrar na Olimpíada de Turim 2006, mas seu afastamento das atividades só durou três temporadas. A decisão, desta vez, deixaria o atleta longe da Olimpíada de Sochi 2014.

Na madrugada desta sexta-feira, o parecer dos juízes em Vancouver provocou reações negativas em Moscou. "Em geral, Evgeni foi o melhor patinador", disse o presidente da Comissão de Esportes e Cultura da Câmara Baixa do Parlamento Russo, Anton Sikharoulidze.

A mulher de Plushenko, Yana Rujovskaia, foi além e denunciou um "grande erro do júri", pedindo às autoridades do país que amparem o esportista. "Devemos defender nosso esporte e proteger nossa honra", afirmou.

Tentando amenizar a polêmica, o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, parabenizou o patinador e considerou a medalha de prata como uma de ouro, em um comunicado publicado no site oficial do governo.

"Aceite meus sinceros parabéns por sua extraordinária atuação nos Jogos Olímpicos de Inverno. Sua medalha de prata vale como uma de ouro", disse, em recado direto a Plushenko.

Entenda a prova individual de patinação artística

No evento individual, os patinadores têm que cumprir um curto programa de no máximo 2min50 de passos, saltos, giros e combinações e outro mais longo e livre (de 4min no feminino e 4min30 no masculino).

O vencedor é eleito por juízes baseando-se em um painel técnico, que demonstra o nível de dificuldade dos movimentos e sua sintonia com a música.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Patinação Artística (M) - Final
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
publicidade