0

Vice na patinação volta a encarar polêmica com medalha

24 fev 2010
15h54
atualizado às 16h20

Inconformado com a prata na patinação artística, o russo Yevgeny Plushenko continua dando declarações polêmicas. Na manhã desta quarta-feira, ele postou em seu site oficial uma nota dizendo que a medalha que ganhou em Vancouver é de platina.

A platina é conhecida como um elemento mais valioso que o ouro, mas em Jogos Olímpicos não existem medalhas produzidas com esse metal.

No texto, Plushenko se refere à medalha que ganhou nos Jogos de Salt Lake City 2002, como de prata e à medalha que ganhou em Vancouver 2010, como de platina.

A polêmica em torno das medalhas começou na apresentação "perfeita" do patinador Evan Lysacek. O americano preferiu não correr o risco de tentar executar o salto quádruplo e acabou levando o ouro. O russo, por sua vez, também fez uma apresentação impecável e executou o salto quádruplo, mas acabou na segunda posição.

Antes da prova, Plushenko havia dado uma declaração dizendo que patinadores deveriam, ao menos, tentar executar o salto quádruplo. E afirmou que a patinação masculina sem salto quádruplo, não é patinação.

Lysacek, por sua vez, respondeu ao russo dizendo que se fizesse uma prova perfeita, não precisaria correr o risco de tentar executar o salto quádruplo para concorrer ao ouro, o que de fato, aconteceu.

Entenda a prova individual de patinação artística

No evento individual, os patinadores têm que cumprir um curto programa de no máximo 2min50 de passos, saltos, giros e combinações e outro mais longo e livre (de 4min no feminino e 4min30 no masculino).

O vencedor é eleito por juízes baseando-se em um painel técnico, que demonstra o nível de dificuldade dos movimentos e sua sintonia com a música.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Lanche com pitada oriental faz sucesso em Vancouver
Fonte: Terra
publicidade