0
Logo do Brasileiro Série B
Foto: terra

Brasileiro Série B

Vitória vira, mas termina em 5º e segue na Série B; ASA se salva

26 nov 2011
19h03
atualizado às 21h11

O Vitória não conseguiu a sonhada vaga para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro de 2012. Neste sábado, na 38ª e última rodada da Série B, a equipe baiana venceu o ameaçado ASA por 2 a 1 nas Alagoas, mas não conseguiu ultrapassar o Sport, quarto colocado e último promovido à elite nacional. Quem se deu bem foi o próprio clube anfitrião em Arapiraca, que se safou da queda para a Série C graças à Portuguesa, que bateu e rebaixou o Icasa no Ceará.

Com 60 pontos, o Vitória encerrou sua participação na Série B no quinto lugar, logo atrás do Sport, quarto colocado e último promovido para a elite nacional. Já o ASA, que seguiu com os mesmos 48 pontos do início da rodada, terminou no limite da permanência: em 16º e logo à frente do Icasa, rebaixado com 47 após perder por 2 a 0 para a Portuguesa em Juazeiro do Norte.

O ASA, que precisava pontuar contra o Vitória ou torcer para um triunfo da Portuguesa para se manter na primeira divisão, começou a partida com tudo no Estádio Coaracy da Mata Fonseca e abriu o placar logo aos 2min, com o zagueiro Leandro Cardoso, e jogou toda a pressão para cima dos visitantes, que dependiam dos três pontos para buscar a quarta vaga na Série A.

A primeira etapa nas Alagoas ainda teve um gol anulado do Vitória, marcado por Preto, flagrado em posição irregular pela arbitragem. Em 45 minutos muito movimentados, o goleiro Douglas ainda teve papel importante para impedir um estrago maior para os baianos: aos 31min, ele defendeu uma cabeçada perigosa de Raul e, aos 32min, chegou a ser driblado na entrada da pequena área por Leandro Cardoso, mas se recuperou na jogada e ficou com a bola.

Após 29 minutos de intervalo, por conta do atraso provocado pelo Vitória para retornar ao gramado, o segundo tempo voltou igualmente empolgante. Melhor para a equipe baiana, que, mais perigosa, alcançou o empate aos 12min: Marcelo chutou cruzado e rasteiro, tirando do goleiro; bola bateu na trave e em seguida na canela do volante Jorginho, do ASA, para morrer nas redes.

O Vitória ainda chegou a mandar uma bola na trave com Neto Baiano aos 16min. No entanto, após o gol do Sport sobre o Vila Nova, em Goiânia (que encerraria qualquer chance de os visitantes subirem para a Série A), foi o ASA quem se mandou para o ataque e por muito pouco não fez o segundo.

O Vitória ainda teve outro baque quando o volante Charles Wagner recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso aos 24min da etapa final. Ainda assim, a equipe baiana buscou o triunfo com um gol de Neto Baiano, que aproveitou cruzamento de Rildo aos 31min e fechou a contagem em Arapiraca.

Com isso, a Série B do Campeonato Brasileiro 2011 chega ao fim com a campeã Portuguesa sendo promovida à elite nacional e levando consigo Náutico, Ponte Preta e Sport. Do outro lado da tabela, Duque de Caxias, Salgueiro, Vila Nova e Icasa acabaram rebaixados e terão que disputar a terceira divisão do ano que vem.

ASA 1 x 2 VITÓRIA

Gols
ASA:
Leandro Fonseca, aos 2min do 1º tempo
VITÓRIA:
Elicarlos, aos 28min, Rogério, aos 39min do 1º tempo, e Eduardo Ramos, aos 18min do 2º tempo

ASA: Gilson; Toninho, Di Fábio, Leandro Cardoso e Sergio Bueno; Cal, Jorginho, Raul (Marielson) e Francismar (Vitinha); Chiquinho Baiano e Alexsandro (Reinaldo Alagoano).
Treinador: Vica

VITÓRIA: Douglas; Nino, Gabriel Paulista, Jean e Fernandinho; Charles Wagner, Preto, Gilberto (Lúcio Flávio) e Giovanni (Marcelo); Rildo e Fábio Santos (Neto Baiano)
Treinador: Vagner Benazzi

Cartões amarelos
ASA: Cal, Jorginho e Raul
VITÓRIA: Nino, Jean e Chrles Wagner

Cartão vermelho
VITÓRIA: Charles Wagner

Árbitro
Péricles Bassols (RJ)

Local
Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca (AL)








Vitória triunfou fora de casa, mas não subiu para a primeira divisão
Vitória triunfou fora de casa, mas não subiu para a primeira divisão
Foto: Eduardo Martins/A Tarde / Futura Press
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade