PUBLICIDADE

Vôlei

Alison/Bruno vence holandeses e é campeão do mundo em Haia

5 jul 2015 - 18h21
(atualizado às 19h46)
Compartilhar
Exibir comentários

O vôlei de praia brasileiro encerrou a participação no Mundial da Holanda com chave e medalhas de ouro. Após Ágatha e Bárbara Seixas conquistarem o título feminino, no último sábado, Alison e Bruno Schmidt salvaram cinco match points e calaram a arena montada em Haia, neste domingo, ao venceram a dupla da casa formada por Reinder Nummerdor e Christiaan Varenhorst, de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 12/21, 21/14 e 22/20, após 54 minutos de confronto.

Dupla brasileira ergue o troféu de campeão
Dupla brasileira ergue o troféu de campeão
Foto: FIVB/Divulgação

Com o triunfo, o Brasil tornou-se hexacampeão do Mundial masculino e garantiu a segunda vaga para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Rogério Ferreira/Guilherme Marques (1997), José Loiola/Emanuel (1999), Ricardo/Emanuel (2003), Márcio Araújo/Fábio Luiz (2005) marcaram as quatro primeiras conquistas para o País. A vitória também fez de Alison um bicampeão do torneio, já que havia vencido em 2011, ao lado de Emanuel, maior campeão brasileiro, com três ouros.

Mais cedo, Pedro Solberg e Evandro conquistaram o bronze ao superarem os americanos Nicholas Lucena e Theodore Brunner, por 2 sets a 0, com parciais de 22/20 e 21/13. Foi o primeiro pódio conquistado por eles em um Mundial.

Após pódio 100% brasileiro entre as mulheres, entre os homens o aproveitamento foi de 2/3
Após pódio 100% brasileiro entre as mulheres, entre os homens o aproveitamento foi de 2/3
Foto: FIVB/Divulgação

A dupla da casa começou a decisão em ritmo intenso. Firmes no saque, os holandeses ainda foram bem no bloqueio, fechando as portas para Alison e Bruno. Com poucos minutos de jogo, Nummerdor e Varenhorst abriram seis pontos de vantagem, em 10/4.

Perdido em quadra, o time brasileiro não conseguiu reagir e ainda viu a diferença aumentar. Por fim, para delírio da torcida, os donos da casa fecharam o primeiro set com tranquilidade em 21/12.

No entanto, Alison e Bruno voltaram com tudo para o segundo set. Após um início equilibrado, em que os brasileiros souberam lidar melhor com o bloqueio holandês, os visitantes conseguiram abrir uma boa vantagem pela primeira vez na partida (12/9).

Agressivos no ataque e bem posicionados para executar boas defesas, os brasileiros ampliaram a diferença e deram o troco ao vencerem a segunda parcial por 21/14.

No tie-break, o Brasil cometeu erros no começo e viu os holandeses abrirem 6/3 de vantagem. Alison e Bruno lutaram e, após um longo rali, conseguiram enfim encostar no marcador em 9/10.

Com Alison inspirado, a dupla brasileira aproveitou contra-ataque para assumir à frente no tie-break, com 11/10. No entanto, Nummerdor e Varenhorst aproveitaram o apoio da fanática torcida para virar (13/12) e ficarem a dois pontos do título.

Holandeses de cara feia e brasileiros sorridentes: país levou cinco de seis medalhas possíveis no masculino e feminino
Holandeses de cara feia e brasileiros sorridentes: país levou cinco de seis medalhas possíveis no masculino e feminino
Foto: FIVB/Divulgação

Os brasileiros se recuperaram a tiveram o primeiro match point da final, em 14/13. Na sequência, foi a vez de os holandeses terem a chance de matar o jogo, mas Alison virou com um bloqueio, dando o segundo ponto do campeonato para os visitantes (16/15).

Os donos da casa voltaram a assumir à frente, obrigando os brasileiros a salvarem cinco match points. Após jogarem pontos sob grande pressão, Alison e Bruno viraram e conquistaram o ponto do título, vencendo por 22/20.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade