PUBLICIDADE

Vôlei

Após ver time impaciente na 1ª fase, Bernardinho elogia: evoluiu

8 ago 2012 - 14h27
(atualizado às 14h32)
Compartilhar

A Seleção Brasileira que dominou a Argentina nesta quarta-feira, pelas quartas de final da Olimpíada de Londres, é bem diferente daquela que sofreu durante a primeira fase da competição. Essa é a opinião do técnico Bernardinho, que afirmou que seus seus comandados evoluíram e agora têm mais paciência para definir os pontos.

» Vote na maior decepção brasileira nos Jogos

» Escolha o esporte e assista aos vídeos da Olimpíada

» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil

» Veja como foram as conquistas dos brasileiros

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

Na fase de grupos dos Jogos Olímpicos, Bernardinho criticou bastante o time especialmente após a derrota por 3 sets a 1 para os Estados Unidos, em 2 de agosto, com parciais de 23/25, 27/25, 25/19 e 25/17. Na ocasião, disse que o vôlei tinha evoluído e que não era possível "decidir com a força", havendo a necessidade de "paciência" para trocar bolas e disputar ralis.

De lá para cá, muita coisa mudou, e o treinador se mostrou satisfeito com a vitória sobre a Argentina, nesta quarta, em sets diretos de 25/19, 25/17 e 25/20. "Agora a gente está um pouco mais tranquilo", analisou ele. "Eram quartas-de-final muito difíceis, contra um time que joga muito bem. O trabalho do Weber (técnico argentino) é excepcional".

Carlos Javier Weber, ganhador da medalha de bronze em Seul 1988 como jogador argentino, assumiu o comando da seleção de seu país em 2008. O time alviceleste joga muito bem "taticamente", na avaliação de Bernardinho, e por isso apresentava perigo. "Nós soubemos ler o jogo deles. Nós tiramos o levantador deles que só voltou no terceiro set", apontou o brasileiro.

"Taticamente o time foi muito bem", prosseguiu Bernardinho. "Errou pouco, teve muita continuidade e tem que ser assim daqui para a reta final. Acho que o time mostrou uma evolução de um mês atrás. Estamos na semifinal. O time estava super desacreditado e mostra sua força mais uma vez. Então vamos trabalhar para que a gente possa jogar ainda melhor".

Campeão olímpico em Atenas 2004 e vice em Pequim 2008, o Brasil poderia reencontrar na semifinal os Estados Unidos, mesmo rival que se aproveitou da impaciência verde e amarela na primeira fase. O time atual campeão da Olimpíada, porém, foi surpreendentemente eliminado pela Itália, também nesta quarta-feira.

Ainda sem saber que os italianos seriam os adversários na semi, o líbero Serginho já afirmava que o "sinal de alerta" da Seleção estava "ligado". "Sabemos que temos que jogar dessa forma", disse, em referência à exibição diante da Argentina.

Concordando com o colega, o ponteiro Dante também aprovou a atuação no clássico sul-americano. "Não existe partida fácil, nós que mudamos o ritmo da partida e trocamos nosso saque o tempo inteiro, colocamos pressão neles. Se a gente colocasse pressão neles desde o começo, tem equipes que abaixam a guarda. Acho que eles sentiram nosso jogo de hoje (quarta-feira)".

Com o resultado, o Brasil garantiu a classificação à semifinal de uma Olimpíada pela terceira vez seguida. Na última vez em que foi eliminado anteriormente, o País caiu justamente diante dos argentinos, que surpreenderam a equipe dirigida por Radamés Lattari nas quartas de final dos Jogos de Sydney 2000.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos,vídeos,fotos, e participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Bernardinho via Brasil sem paciência na primeira fase da Olimpíada
Bernardinho via Brasil sem paciência na primeira fase da Olimpíada
Foto: Marcelo Pereira / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade