PUBLICIDADE

Vôlei

Australiana ameaça protestar em abertura se porta-bandeira for homem

23 jul 2012 - 01h42
(atualizado às 04h42)
Compartilhar

A australiana Natalie Cook, do vôlei de praia, que vai para sua quinta Olimpíada, é a única australiana a atingir tal feito. Aos 37 anos, ela gostaria de ser a porta-bandeira do país na cerimônia de abertura nos Jogos Olímpicos de Londres. Se o pedido não puder ser atendido, ela exige que a função seja entregue a uma mulher. Caso contrário, ela já decidiu de que forma protestará durante o evento: se sentando no chão.

» Saiba como assistir à Olimpíada no Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Veja os Jogos Olímpicos por outro ângulo em fotos panorâmicas

» Veja a agenda completa para os Jogos de Londres

Segundo o jornal El País, a atleta convocou uma entrevista coletiva para dizer que as palavras tinham sido ditas "de brincadeira". A polêmica, no entanto, estava lançada, e deu forças às comparações de tratamento entre esportistas homens e mulheres. A equipe de basquete masculino da Austrália, por exemplo, viajou para Londres em um avião de classe executiva, enquanto a equipe feminina embarcou de classe econômica.

Acima das cinco participações olímpicas de Cook, o cavaleiro Andrew Hoy chega à sua sétima, uma a mais que o ciclista Stuart O'Grady e os atiradores Russel Mark e Michel Diamond.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 25 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Natalie Cook conquistou o ouro em Sydney 2000, em sua segunda aparição em Olimpíadas
Natalie Cook conquistou o ouro em Sydney 2000, em sua segunda aparição em Olimpíadas
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade