PUBLICIDADE

Vôlei

EUA fazem 3 a 1 no Brasil e são bicampeões da Liga Mundial

20 jul 2014 - 17h48
(atualizado em 10/12/2014 às 12h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos conquistaram o segundo título de sua história na Liga Mundial de Vôlei neste domingo ao bater o Brasil na final por 3 sets a 1, em Florença, na Itália. Campeões pela primeira vez em 2008, os americanos fizeram parciais de 31/29, 21/25, 25/20 e 25/23 para deixarem os brasileiros, que possuem nove taças do torneio, com a medalha de prata.

A disputa no primeiro set foi à altura das tradições de Brasil e Estados Unidos no voleibol. Ambas as equipes foram agressivas tanto ofensivamente quanto defensivamente, com os dois bloqueios funcionando muito bem. O equilíbrio foi tão grande que o set só foi decidido depois de 38 minutos, com um ponto do bloqueio americano sobre o central Lucão, fechando em 31/29.

<p>Um dos destaques do Brasil na final, Lucarelli encara o forte bloqueio americano</p>
Um dos destaques do Brasil na final, Lucarelli encara o forte bloqueio americano
Foto: FIVB / Divulgação

Os comandados de Bernardinho voltaram mais ligados para o segundo set, mas o equilíbrio ainda despontava. Lucão, Lucarelli e Wallace foram os grandes destaques. O primeiro foi bem pelo meio e no saque, enquanto os demais foram mortais pelas pontas. O bloqueio continuou funcionando, o Brasil fechou em 25/21 e empatou a decisão.

Só que os Estados Unidos começaram embalados a terceira parcial e abriram 9/5 logo no início. Eles souberam administrar bem a vantagem, e com um bloqueio muito forte e a agressividade de Anderson, a equipe venceu o terceiro set em 25/20.

Precisando levar o quarto set para manter o sonho do décimo título vivo, os brasileiros entraram mais ligados em quadra, não deixando que os adversários abrissem vantagem no placar, o que aconteceu na parcial anterior. Os comandados de Bernardinho chegaram a fazer 14/11, mas, liderados por Anderson, os americanos conseguiram o empate em uma parcial marcada pelos ralis.

Só que na reta final do set o nervosismo pareceu ter tomado conta dos brasileiros, que cometeram alguns erros com Éder e Lucarelli, permitindo a virada dos Estados Unidos em 18/16. A partir de então, Anderson e companhia não desperdiçaram mais, e com um ataque do craque americano, os Estados Unidos fecharam em 25/23 e se tornaram bicampões da Liga Mundial.

Com informações de Gazeta Esportiva

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade