PUBLICIDADE

Vôlei

Irmãos Endres duelam pela primeira vez em clássico paulista

26 mar 2010 - 17h41
Compartilhar

Os irmãos Endres, craques da seleção brasileira, deverão estar frente a frente pela primeira vez numa partida da Superliga Masculina de vôlei neste sábado (27). No confronto que vale a terceira colocação da edição 2009/2010, o Pinheiros/Sky (SP), do central Gustavo, receberá o Sesi-SP, do ponteiro Murilo, a partir das 11 horas, no ginásio Henrique Villaboin, em São Paulo.

No turno, estava tudo pronto para o primeiro duelo dos irmãos na história do campeonato, mas Gustavo não pôde jogar. O central ficou de fora de algumas partidas da equipe para se recuperar de uma Dengue, e, em repouso, viu pela televisão o Pinheiros/Sky derrotar o Sesi-SP por 3 sets a 0.

Vantagem é do mais velho - Se pela Superliga a disputa é inédita, fora da competição o duelo entre irmãos já tem uma história considerável. Na Itália, em 12 confrontos diretos, foram 11 vitórias de Gustavo. Por outro lado, Murilo leva vantagem nos jogos no Brasil. Pelo Campeonato Paulista, os Endres se enfrentaram três vezes. E o placar até agora aponta 2 x 1 para o caçula Murilo, de 28 anos.

E o mais velho não vê a hora de duelar com o "fratelino" - apelido carinhoso que Gustavo, de 34 anos, chama o irmão. "Que bom que chegou esse momento. Finalmente vou poder jogar contra o Murilo pela Superliga. E, além desse duelo, a partida será importante porque o time que vencer assume a terceira colocação. Vou fazer de tudo para sair com a vitória", destacou Gustavo, para, em seguida, revelar um segredo do confronto com o irmão.

"Quando nos enfrentamos, não nos falamos na semana do jogo. É uma combinação nossa", lembrou o central, que, depois de oito anos no voleibol italiano, está de volta ao Brasil.

Murilo conta que as provocações com o "fratelone" ficam somente no mundo virtual. "Realmente não nos falamos. Ficamos só deixando recado um para o outro no Twitter", diz o caçula, que aguarda ansioso o duelo. "Na Itália sempre levei a pior. Mas aqui no Brasil estou na frente e quero continuar", completou o ponteiro, que jogou quatro temporadas e, assim como Gustavo, retornou este ano ao Brasil.

Influenciados pelos tios - Gaúchos de Passo Fundo, Murilo e Gustavo cresceram vendo os tios Bruno e Marta jogarem voleibol. E foi desta convivência e das brincadeiras de fim de semana que surgiu o interesse dos irmãos Endres pelo esporte.

"Meus tios jogavam vôlei e eu sempre assistia às partidas, ficava de boleiro nos jogos. Depois passei a treinar no colégio e o meu técnico, Gilmar Venturini, me indicou para a peneira do Banespa. Foi assim que tudo começou", contou Gustavo.

"Meus tios tiveram total influência na minha escolha. Sempre íamos aos jogos. Nosso divertimento nos finais de semana era jogar vôlei com eles", lembrou Murilo que, assim como Gustavo, passou pela peneira do Banespa (SP) e foi revelado pelo clube.

Vitória garante Cimed/Malwee na primeira colocação da fase classificatória - Atual campeã da Superliga Masculina, a Cimed/Malwee (SC) está a uma vitória de assegurar a primeira colocação da fase classificatória da edição 09/10. Também no sábado (27), o time catarinense enfrentará o Álvares/Vitória (ES), a partir das 20 horas, no ginásio Capoeirão, em Florianópolis.

Quatro times brigam por apenas duas vagas - A três rodadas do final da fase classificatória, continua intensa a briga pelas duas vagas restantes para os playoffs da Superliga Masculina.

Seis times já estão classificados: Cimed/Malwee, Sada/Cruzeiro (MG), Pinheiros/Sky, Sesi-SP, Montes Claros/Funadem (MG) e Fátima/Medquímica/UCS/SPFC (RS). As outras duas vagas estão sendo disputadas, jogo a jogo, entre Brasil Vôlei Clube (SP), Vivo/Minas (MG), São Caetano/Ulbra (SP) e Vôlei Futuro (SP). Os quatro times entrarão em quadra nesta rodada, três deles no sábado e um na segunda (Vôlei Futuro)

Confira a tabela da 16ª rodada do returno da Superliga Masculina:

Sábado, 27 de março

- 11h00 - Pinheiros/Sky x Sesi/SP - Ginásio Henrique Villaboin, em São Paulo (SP)

- 17h00 - Santo André x Brasil Vôlei Clube - Ginásio Pedro Dell´Antonia, em Santo André (SP)

- 17h00 - Vivo/Minas x Funvic/Uptime/Cuiabá - Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG)

- 17h30 - Sada/Cruzeiro x Upis/Brasília - Ginásio Poliesportivo, em Itabira (MG)

- 18h00 - São Caetano/Ulbra x Montes Claros/Funadem - Ginásio Lauro Gomes, em São Caetano do Sul (SP)

- 19h30 - Soya/Blumenau/Furb/Barão x Volta Redonda - Ginásio Sebastião Cruz, em Blumenau (SC)

- 20h00 - Cimed/Malwee x Álvares/Vitória - Ginásio Capoeirão, em Florianópolis (SC)

Segunda-feira, 29 de março

- 18h30 - Vôlei Futuro x Fátima/Medquímica/UCS/SPFC - Ginásio Plácido Rocha, em Araçatuba (SP)

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade