PUBLICIDADE

Vôlei

Japão se recupera, bate EUA e faz festa em casa com bronze

14 nov 2010 - 08h23
(atualizado às 08h33)
Compartilhar
Celso Paiva
Direto de Tóquio

Eliminado pela Seleção Brasileira da disputa do título, o Japão mostrou rápido poder de recuperação da triste derrota na semifinal e em novo jogo de cinco sets passou pelos Estados Unidos, por 3 sets a 2, com parciais de 18/25, 25/23, 21/25, 25/19 e 15/, neste domingo, em Tóquio. A conquista da medalha de bronze foi comemorada pelas asiáticas como se fosse uma conquista de título.

Sediando o Mundial pela segunda vez consecutiva, as japonesas voltam ao pódio do torneio depois de 32 anos (foram vice-campeãs em 1978). Já as americanas, que eram creditadas como favoritas à medalha de ouro depois do título do Grand Prix deste ano, conseguem pelo menos uma colocação melhor que no Mundial passado.

O jogo

O primeiro set da partida começou com um domínio todo americano. Parecendo sentir um pouco a derrota diante do Brasil, o time japonês entrou abatido e não conseguia repetir as defesas espetaculares conseguidas frente à Seleção na semifinal. Melhor para a oposto Hooker, que deitou e rolou diante do bloqueio rival e comandou sua equipe a vencer a parcial por 25 a 18.

Depois de uma bronca do técnico Manabe Masayoshi no intervalo de um set para outro, o Japão voltou mais ligado em quadra. Com um bom desempenho da líbero Sano na parte defensiva e da ponteira Saori na ofensiva, virando bolas difíceis, as japonesas igualaram a partida com um 25 a 23.

Assim como aconteceu no duelo diante do Brasil, a parada maior entre o segundo e o terceiro set foi prejudicial novamente para as japonesas. O técnico americano Hugh McCutcheon consegui consertar algumas brechas e saiu da terceira parcial mais uma vez com vantagem na partida: 25 a 21.

Apoiadas pela torcida, que não desistiu da equipe em quadra, o Japão mostrou poder de reação. Tirando Ebata da equipe titular, a seleção nipônica começou a render mais e dominou a parcial, fechando em 25 a 19.

O jogo virou de lado e no quinto set o domínio foi total das japonesas. Com uma bela partida no setor defensivo, arma da equipe neste Mundial, as japonesas fecharam a partida em um ataque de Saori e choraram muito pelo feito no Yoyogi National Stadium.

Donas da casa se recuperaram de derrota para Brasil e fizeram 3 sets a 2 nos EUA
Donas da casa se recuperaram de derrota para Brasil e fizeram 3 sets a 2 nos EUA
Foto: FIVB / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade