São Paulo - Depois da medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, Larissa e Ana Richa conquistaram nesse domingo, o título da quarta e penúltima etapa Challenger do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, em Belém. Larissa teve ainda que administrar o assédio, já que atleta é nascida no Pará.
Na final, elas derrotaram Izabel/Luiza Amélia por 2 sets a 0, com parciais de 18/16 e 18/16. No segundo set, a dupla estava vencendo por 16 a 13, quando outra paraense, Izabel, foi para o saque e marcou três pontos consecutivos. Um contra-ataque e um bloqueio de Ana Richa selou a vitória por 18 a 16.
?Naquele momento, elas precisavam arriscar tudo. O importante foi manter a calma. No ponto do bloqueio também arrisquei a nossa tática, e acabei acertando?, confessou Ana Richa. ?Esta etapa foi muito difícil porque não tivemos tempo para descansar do Pan-Americano, e também precisamos nos readaptar à bola, ao piso, e, inclusive, ao estilo de jogo, com mais rallys. Ainda administramos o assédio, principalmente, a Larissa. Mas, o fundamental foi que dentro de quadra nos fechamos, e esquecemos um pouco o que estava acontecendo a nossa volta. Apesar disso tudo, temos consciência de que isso faz parte e que temos que aproveitar o momento?, completou a carioca Ana Richa.
Este foi o terceiro título de Ana Richa e Larissa nas etapas Challenger do Circuito Banco do Brasil. Elas também foram as campeãs em Aracaju e em Natal. Em São Luis, a dupla não participou por estar representando o país no Pan-Americano. Em Belém, a torcida lotou a arquibancada montada na praça da Bandeira durante os cinco dias do evento, e não poupou incentivo à conterrânea Larissa.
?Estou muito feliz porque foi em Belém que tudo começou para mim, onde tive apoio desde o início. Me sinto reencontrando parentes que não via há muito tempo?, ressaltou Larissa, que, ao lado da parceira Ana Richa, precisou de três seguranças para poder deixar a arena do Circuito Banco do Brasil
Na decisão masculina, os pernambucanos Lula e Adriano foram os campeões. Eles superaram Fabiano/Duda (PE/RJ) por 2 a 1 (18/16, 16/18 e 15/08). Em terceiro lugar terminaram Sandra Mathias/Elaine (RJ/PE) e Roberto Lopes/Alex (CE/MS). A quinta e última etapa Challenger do Circuito Banco do Brasil da temporada acontecerá a partir de quarta-feira, em Manaus.
?Sem desrespeitar Duda e Fabiano, decidimos o título, na semifinal, sábado, contra o Roberto e o Alex, que estavam um pouco mais cansados. Hoje, na final, depois que ganhamos o primeiro set, entramos tranqüilos demais para o segundo, e acabamos perdendo. E, no terceiro, voltamos a manter a concentração?, disse Adriano.
Pelo título, Ana Richa/Larissa e Lula/Adriano embolsaram R$ 8,8 mil.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
Feminino
Masculino
- Redação Terra