PUBLICIDADE

Vôlei

Zé Roberto é homenageado por crianças em clube

6 set 2009 - 10h34
(atualizado às 12h11)
Compartilhar

Técnico da seleção brasileira feminina de vôlei, José Roberto Guimarães foi homenageado por crianças no Clube Hípico de Santo Amaro, neste sábado. Zé foi comandante da vitoriosa campanha das meninas nas Olimpíadas de Pequim-2008 e dos homens em Barcelona-1992.

Duas crianças com paralisia cerebral, de 2 e 17 anos, pacientes de equoterapia na clínica da hípica, colocaram as medalhas no pescoço do treinador. No verso de cada peça a seguinte inscrição: "Ao campeão olímpico pelo apoio à equoterapia do Clube Hípico de Santo Amaro".

"Fiquei muito emocionado e orgulhoso de participar como padrinho da equoterapia. É uma iniciativa muito importante do Clube Hípico e é fundamental continuar com este trabalho extremamente sério", comentou Zé Roberto. Nas Olimpíadas, os treinadores não ganham medalhas.

Em um segundo momento do evento, José Roberto prestou uma homenagem ao irmão mais novo, Fernando Guimarães, fisioterapeuta e responsável pela clínica de equoterapia, ao lado de Mariane Fantini e de Rebeca dos Santos. O técnico colocou uma medalha de ouro no pescoço do irmão, pelos mais de 80 mil atendimentos em 20 anos de profissão.

Fernando é precursor do tratamento sobre cavalos aqui no Brasil. O método terapêutico e educacional, trazido da Áustria, utiliza os animais para tratar pessoas com deficiência cognitiva ou motora e/ou com necessidades especiais. Entre outras indicações, o tratamento é recomendado para pacientes com paralisia cerebral, Síndrome de Down, derrames, mal de Parkinson, entre outros quadros.

O técnico Zé Roberto cursou educação física, mas chegou a trabalhar com equoterapia no início da carreira. "Por pouco não enveredei por este caminho. Cheguei a cursar dois meses de Fisioterapia, mas aí me chamaram para jogar na seleção de vôlei", relembra. Como padrinho do centro de equoterapia, o técnico da seleção feminina de voleibol já doou uma égua lusitana de sua criação para os pacientes aprimorarem o tratamento.

Nesta semana, Zé vai acomanhar de longe o time nacional que disputará o Final Four no Peru. O treinador permanecerá em Saquarema com as jogadoras titulares em preparação para o Sul-americano e a Copa dos Campeões.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade