PUBLICIDADE

Vôlei

Para fechar ano 100%, Zé Roberto foca no passe do Brasil

28 out 2009 - 16h47
(atualizado às 18h30)
Compartilhar

O técnico José Roberto Guimarães detectou um fundamento que deve ser melhorado na Seleção Brasileira de vôlei, que só perdeu uma (das 40) partidas que disputou em 2009: o passe. Com isto, o treinamento desta quarta-feira foi totalmente voltado para os toques, objetivando a conquista do décimo torneio consecutivo pelo Brasil, a Copa dos Campeões, que será disputada entre os dias 10 e 15 de novembro, no Japão.

"O passe ruim dificulta o jogo. Nosso treino tem sido muito baseado nisto e as atletas estão evoluindo. Também temos trabalhado constantemente o sistema defensivo para um equilíbrio na relação bloqueio-defesa. O ponto forte do nosso time é o contra-ataque rápido. Para isso, esses fundamentos precisam funcionar", analisou o exigente Zé Roberto.

O Brasil estreia na Copa dos Campeões contra a República Dominicana, no próximo dia 10. Na sequência, o Japão, no dia 11, Coreia do Sul, dia 12, Itália, 14, e Tailândia, 15. E mesmo após seis títulos em 2009, o treinador pede pelo "hepteto" para fechar o ano com chave de ouro.

"O objetivo é terminar 2009 da melhor maneira possível e a expectativa é grande. A participação neste campeonato será muito importante para dar mais experiência ao grupo. A Itália será nosso adversário mais difícil. É um time maduro, experiente e que ainda não enfrentamos este ano. Nosso primeiro jogo também será muito complicado. Nossa única derrota este ano foi justamente para as dominicanas", comentou o comandante do Brasil.

Contusões e reservasPara seguir o ótimo aproveitamento da temporada, o técnico Zé Roberto pode não ter todas suas jogadoras. As centrais Adenízia está com catapora e Carol Gattaz com uma lesão no pé esquerdo. "Acredito que elas não serão desfalques", declarou o treinador. "A Carol está treinando regularmente, mas sem saltar tanto. A Adenízia está em casa e já está melhorando. Com certeza viajará conosco", comentou.

Por outro lado, a FIVB autorizou que as equipes possam inscrever duas líberos no torneio, o que aumentará o leque de opções de Zé Roberto, que convocou Camila Brait para a reserva de Fabi. "Esta regra é muito interessante. Poderemos ter duas atletas para cada posição, não precisaremos improvisar. Isso é bem importante, tomara que seja implementada em todas as competições", desejou.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade