Vôlei

publicidade
30 de agosto de 2013 • 12h28 • atualizado às 12h58

PE: Circuito Brasileiro de vôlei de praia começa hoje; assista de graça

Taiana, que formará dupla com Talita, é uma das favoritas ao título
Foto: CBV / Divulgação
  • Felipe Held
    Direto do Recife*
 

O principal torneio nacional de vôlei de praia tem início nesta sexta-feira, no Recife: o Circuito Banco do Brasil, que abre a temporada 2013/2014 com a etapa do Recife. A arena será aberta gratuitamente ao público, que poderá assistir de perto a nomes consagrados do esporte como Emanuel, Juliana, Ricardo, Alison, Maria Elisa e Talita em ação na areia da Praia do Pina.

A etapa do Recife começa às 8h (de Brasília) desta sexta-feira, quando serão realizadas as primeiras partidas. O cronograma do sábado tem início no mesmo horário, enquanto no domingo as finais feminina e masculina estão marcadas para as 9h. A capacidade da arena é de mil pessoas, e a entrada do público se dará por ordem de chegada – recomenda-se chegar um pouco mais cedo, especialmente no dia das decisões.

Emanuel é o único atleta que jogou todas as edições do Circuito Brasileiro
Foto: Felipe Held / Terra

Esta é a 23ª edição do Circuito Brasileiro, que começou a ser disputado em 1991 – naquele ano, o torneio foi realizado com apenas cinco etapas e somente entre duplas masculinas. De lá para cá muita coisa mudou – hoje, por exemplo, o torneio conta com nove etapas, uma “super final” e 28 duplas, sendo 16 masculinas e 12 femininas. Poucas são as semelhanças, e uma delas está entre as principais atrações do torneio: Emanuel.

Aos 40 anos, com cinco Olimpíadas no currículo e medalhas em Atenas 2004 (ouro), Pequim 2008 (bronze) e Londres 2012 (prata), Emanuel disputou todas as edições do Circuito Brasileiro. Agora, para a nova temporada, ele demonstra empolgação de sobra para competir pela 23ª vez e brigar pelo nono título.

“Só para citar o quanto este torneio é bom, foi o único circuito nacional que nunca parou por uma temporada sequer – o dos Estados Unidos, por exemplo, já faliu duas vezes. O Brasil só chegou a esse nível mundial que tem agora no vôlei de praia por causa desta competição, que também aumentou muito o respeito da modalidade junto ao público”, destacou.

Alison disputará o Circuito Banco do Brasil ao lado de Alison, seu parceiro no vice-campeonato olímpico de 2012. A dupla que defende o título da competição é formada por Bruno Schmidt e Pedro Solberg no masculino. Já o título feminino ficou nas mãos de Ágatha e Bárbara Seixas, que terão neste ano uma concorrência pesada: Taiana e Talita, que lideram o Circuito Mundial de 2013.

“O Circuito Brasileiro é diferente. Aqui está todo mundo que você conhece, enquanto no Mundial a história muda de figura: é mais longo e você enfrenta atletas de outras escolas do vôlei. Mas queremos tomar o Circuito Mundial como exemplo para obtermos bons resultados aqui também”, destacou Taiana, que passou a formar dupla com Talita neste ano, após a implantação da Seleção Brasileira de vôlei de praia – antes ela era parceira de Vivian.

Arenas e uniformes

Uniformes dos atletas foram redesenhados para o Circuito Brasileiro
Foto: Alexandre Arruda/ CBV / Divulgação

Uma novidade nesta edição 2013/2014 do Circuito Banco do Brasil ficaram por conta das arenas e dos uniformes dos jogadores, redesenhados alunos universitários do Centro Acadêmico Belas Artes, de São Paulo.

As novas arenas do Circuito Brasileiro têm formato elíptico (oval) e possui toda a área de arquibancada coberta. Já os uniformes foram redesenhados e ganharam uma nova cara, além de proporcionarem maior mobilidade aos atletas.

O Circuito Banco do Brasil passará, entre o final de 2013 e a primeira metade de 2014, por dez cidades: Recife (PE), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Guarujá (SP), Balneário Camboriú (SC), São Luís (MA), Natal (RN), João Pessoa (PB), Maceió (AL) e, por fim, Salvador (BA), sede do Super Praia, uma super final que reúne as oito melhores duplas, masculina e feminina.

O repórter viajou a convite da Confederação Brasileira de Vôlei

<a data-cke-saved-href="http://esportes.terra.com.br/infograficos/musa-mundial-volei-praia/iframe.htm" href="http://esportes.terra.com.br/infograficos/musa-mundial-volei-praia/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Terra Terra