0

Sem sonhado ouro, Brasil deixa vôlei de praia com duas medalhas

13 ago 2012
12h30

O vôlei de praia dos Jogos Olímpicos de Londres se encerrou trazendo duas medalhas ao Brasil, mas não da forma esperada pelo público. Com duplas favoritas ao ouro tanto na modalidade masculina quanto feminina, o País tinha tudo para deixar o Reino Unido com duas condecorações douradas, mas saiu ao menos com uma prata, com Alison e Emanuel, e um bronze, com Juliana e Larissa, no que foram prêmios de consolação na competição.

» Veja as mais belas atletas, torcedoras e cheerleaders de Londres 2012
» Vote na maior decepção brasileira nos Jogos de Londres
» Escolha o esporte e assista aos vídeos da Olimpíada de Londres
» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres
» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

Pela chave dos homens, os campeões mundiais Alison e Emanuel eram favoritos absolutos ao ouro e corresponderam ao status ao atropelarem todos os rivais rumo à decisão. A mesma sorte não teve a outra dupla brasileira no torneio, formada por Ricardo e Pedro Cunha. Nem a experiência de Ricardo, detentor de três medalhas olímpicas entre 2000 (prata em Sydney), 2004 (ouro em Atenas) e 2008 (bronze em Pequim) ajudou a equipe a passar pelas quartas, após eliminação contra os alemães Jonas Reckermann e Julius Brink.

E foram justamente os germânicos os responsáveis pela queda dos favoritos Alison e Emanuel na grande final. Com uma boa estratégia de jogo, Reckermann e Brink conseguiram tomar controle de uma partida extremamente disputada e venceram por 2 sets a 1, com parciais de 23/21, 16/21 e 16/14, em 1 hora e 2 minutos de partida.

Já no feminino, Juliana e Larissa eram favoritas absolutas ao primeiro lugar do pódio, mais até do que as lendárias Kerri Walsh e Misty May-Treanor, então bicampeãs dos Jogos, mas derrotadas no Campeonato Mundial pelas brasileiras, em Roma, no ano passado. Enquanto isso, Maria Elisa e Talita - cotadas ao pódio também - fracassaram e deram adeus ainda nas oitavas de final, depois de revés contra as checas Kolocova e Slukova.

Mesmo assim, Juliana e Larissa decepcionaram e sequer chegaram à final, após perda contra as também americanas Jennifer Kessy e April Ross nas semifinais. A dupla sul-americana acabou conquistando o bronze contra as chinesas Xi Zhang e Chen Xue, em jogo disputado que terminou 11/21, 21/19 e 15/12.

Agora, o Brasil soma 11 medalhas olímpicas no vôlei de praia, sendo cinco entre os homens e seis entre as mulheres. Além dos medlahistas de 2012, na modalidade masculina, Ricardo e Emanuel venceram o ouro em 2004, enquanto Ricardo e José Marco (2000) e Márcio e Fábio (2008) levaram a prata, enquanto Ricardo e Emanuel o bronze (2008). No feminino, Adriana Behar e Shelda têm duas pratas (2000 e 2004), Adriana e Sandra um bronze (2000), Adriana e Mônica uma prata (1996) e Jacqueline e Sandra um ouro (1996).

Emanuel e Alison "bateram na trave" e terminaram com a prata
Emanuel e Alison "bateram na trave" e terminaram com a prata
Foto: Marcelo Pereira / Terra
Fonte: Terra
publicidade