PUBLICIDADE

Superliga Masculina

RJX aposta em chegada de Bruninho para vencer Superliga

6 set 2012 - 14h05
(atualizado às 14h41)
Compartilhar
Marcus Pinto
Direto do Rio de Janeiro

Depois do quarto lugar na última Superliga masculina, o RJX, único time carioca na competição, aposta em alguém nascido na capital fluminense para tentar o título em sua segunda temporada no principal torneio do vôlei nacional, que começa no fim de novembro. O levantador Bruninho chega ao time com status de estrela, depois de cinco títulos em Florianópolis.

"Acho que a vida é feita de desafios. Foram nove temporadas em Floripa, cinco títulos, cresci ali, mas ter um projeto como esse me levou a sair da comodidade que muitos anos em um lugar acabam te fazendo sentir. Essa vontade de crescer, de se desafiar faz parte da vida do atleta", admitiu nesta quinta-feira o jogador, que nunca tinha disputado uma competição por uma equipe da sua cidade natal.

"É um momento especial por poder voltar ao Rio depois de quase 16 anos e jogar aqui e com a responsabilidade de fazer com o que o vôlei do Rio volte a viver seus dias de glória dos anos 80, com ginásios sempre lotados" afirmou Bruninho em sua apresentação como novo reforço do time.

Além do levantador titular da Seleção Brasileira, o RJX tem várias caras novas, como Thiago Alves, medalha de prata em Londres junto de Bruninho, Lucão e Dante (estes dois permanecem na equipe) e o líbero Mário Junior, além de Manius, Athos, Bernardo Roese e Rafael. Novidade também no banco, com a chegada do técnico Marcelo Franckowiack.

"Tenho certeza que esse projeto tem tudo para dar muito certo. Não sou carioca, mas tenho vivido todas as transformações por que passa a cidade nesses tempos de grandes eventos. Temos que louvar o trabalho feito no primeiro ano, chegar entre os quatro do Brasil não é facil" lembrou Marcelo, falando da campanha da equipe na última Superliga, quando perdeu na semifinal para o Vôlei Futuro.

Veterano das quadras mas ainda sonhando com muitos títulos, Dante lembra que uma equipe não se faz apenas com nomes, mas com a vontade do grupo de algo a mais. "Ano passado foi sofrido, tivemos pouco tempo para trabalhar e este ano temos um tempo maior. Temos que buscar algo a mais este ano. No mínimo queremos repetir a semifinal" afirmou o jogador, que ainda se recupera de problemas no joelho esquerdo, mas deve estar recuperado até o dia da estreia da equipe, provavelmente em 24 de novembro, no Maracanãzinho.

Pelo segundo ano consecutivo, o Maracanãzinho será a casa da equipe no Rio de Janeiro. O clube quer voltar a bater recordes de lotação no ginásio, já que levou o maior público de um jogo da Superliga na última edição (12 mil espectadores) e teve a maior média entre as 12 equipes que disputaram a competição.

"Acho que estamos mais preparados este ano. Não gosto nunca de falar em títulos antes de começar qualquer trabalho. O grupo é sim mais experiente. Temos que pensar dia após dia" disse Dante, seguido por Bruninho. "No papel muito time já foi campeão, mas isso não entra em quadra" disse o levantador.

Além do projeto do time de vôlei, o RJX quer se tornar um celeiro de craques no esporte. Coordenador do projeto de vôlei do RJX, José Inácio Salles explica que foram criados trabalhos em cinco comunidades carentes próximas ao Maracanãzinho para tentar descobrir novos talentos para o vôlei nacional.

"Já encaminhamos seis atletas para clubes de base do vôlei. Quatro para o Fluminense, um para o Tijuca e outro para o Botafogo. Estamos dando apoio a esses garotos e suas famílias. Não sabemos se vai dar certo, mas eles precisam pelo menos ter uma oportunidade" disse.

Os jogadores também fazem parte do projeto. Eles dão clínicas para os jovens atletas antes dos jogos e nas comunidades. A meta é aproximar as promessas dos clubes que formam novos atletas na cidade, por tradição. "Temos que aproveitar o fato de que temos uns Jogos Olímpicos pela frente para desenvolver projetos como esse" afirmou Salles.

Levantador da Seleção Brasileira chega para tentar levar time carioca ao título inédito
Levantador da Seleção Brasileira chega para tentar levar time carioca ao título inédito
Foto: Daniel Ramalho / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade