1 evento ao vivo

Superliga terá 12 equipes no masculino e 10 no feminino

30 ago 2012
17h30
atualizado às 18h30

A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) divulgou nesta quinta-feira a lista das 22 equipes que vão disptuar a 19ª edição da Superliga. A competição feminina contará com 10 equipes, enquanto a masculina terá a participação de 12. A edição 2012/2013 do maior torneio de vôlei do país terá início no começo de novembro, ainda sem data definida.

Participarão da competição feminina as equipes da Unilever (RJ), Vôlei Amil (SP), Sollys/Nestlé (SP), Pinheiros (SP), BMG/São Bernardo (SP), São Caetano (SP), Sesi-SP (SP), Rio do Sul (SC), Usiminas/Minas (MG) e Banana Boat/Praia Clube (MG).

No masculino, vão brigar pelo título o BMG/São Bernardo (SP), Sesi-SP (SP), Vôlei Futuro (SP), Funvic/Sejelp/Midia Fone (SP), Medley/Campinas (SP), Canoas (RS), Floripa (SC), RJX (RJ), Volta Redonda (RJ), UFJF (MH), Vivo/Minas (MG) e Sada Cruzeiro (MG).

A fórmula de disputa será a mesma da edição anterior. Na fase classificatória, todos as equipes se enfrentam, em turno e returno. As oito mais bem colocadas estarão classificadas para as quartas de final, com cruzamento do 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º, no sistema de playoff em melhor de três partidas. Nas semifinais, as equipes classificadas também farão três jogos na busca pela vaga na final. Já a decisão está mantida em partida única.

O sistema de pontuação também será o mesmo já utilizado na última Superliga, com as regras adotadas pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB). A vitória por 3 sets a 0 ou por 3 sets a 1 vale três pontos. O perdedor não ganhará ponto. O time que vencer por 3 sets a 2 somará dois pontos na tabela, enquanto o perdedor deste mesmo placar terá um ponto. O não comparecimento de uma equipe ao jogo valerá menos dois pontos para o time desistente.

O critério de desempate seguirá os seguintes índices técnicos: número de vitórias; sets average; pontos average; confronto direto e sorteio.

Campeão da Superliga Feminina de Vôlei, temporada 2011/2012, o Sollys/Osasco apresentou, nesta quarta-feira, em São Paulo, as jogadoras que disputarão o Campeonato Paulista, o Sul-Americano de Clubes e a Superliga 2012/2013.
Campeão da Superliga Feminina de Vôlei, temporada 2011/2012, o Sollys/Osasco apresentou, nesta quarta-feira, em São Paulo, as jogadoras que disputarão o Campeonato Paulista, o Sul-Americano de Clubes e a Superliga 2012/2013.
Foto: Bruno Santos / Terra
Fonte: Lancepress!
publicidade