PUBLICIDADE

Vôlei

Com selecionáveis, Zé Roberto promete lutar por títulos em Campinas

15 mai 2012 - 11h57
(atualizado em 16/5/2012 às 09h19)
Compartilhar
Guto Marchiori
Direto de Campinas

Aconteceu na manhã desta terça-feira a apresentação da equipe feminina de vôlei da Amil, que irá representar a cidade de Campinas na temporada 2012/2013 da Superliga. O clube será comandada pelo bicampeão olímpico José Roberto Guimarães e contará com atletas consagradas, como a central Walewska, campeã olímpica em 2008. Além dela, as atuais jogadoras da Seleção, a levantadora Fernandinha e a meio-de-rede Natasha, também estão no elenco.

» Vote na mais bela jogadora da Superliga feminina

"Essa equipe que está sendo montada promete lutar pelas primeiras posições dos campeonatos que disputar. Primeiro o Paulista e depois a Superliga", disse o treinador. "É um sonho antigo voltar ao Brasil. Quando houve o convite fiquei feliz em poder voltar para casa. É um privilégio e uma honra. Estou muito feliz com isso, com a qualidade do time que estamos tentando montar", completou Zé Roberto.

O treinador está de volta ao Brasil após seis anos no comando de equipes da Europa, sendo que tem como o principal título no período o Mundial de Clubes da FIVB (Federação Internacional de Vôlei) em 2010.

Zé Roberto é tricampeão da Superliga, todos no comando do Finasa/Osasco, nas temporadas de 2002/2003, 2003/2004 e 2004/2005. O último trabado em solo brasileiro foi na temporada de 2006, sob o comando da Unisul. Em 1992, ele levou a Seleção masculina ao título olímpico, em Barcelona. Em 2008, a equipe feminina faturou o ouro em Pequim sob a batuta dele.

"Esses contatos começaram a um tempo atrás e o sonho de construir essa equipe desde o ano passado. A vontade de se construir foi ficando mais forte, mas também tinha vínculo com o time turco e nunca me envolvi diretamente com a equipe. Nesses últimos meses deste ano se tornou muito mais forte e começamos a conversar sobre o projeto todo, que deve ser de dois a quatro anos", afirmou Zé Roberto.

O treinador ainda falou sobre como conciliar a Seleção Brasileira com o projeto de vôlei de Campinas. Ele aproveitou para dizer sobre a possível saída da equipe nacional após os Jogos Olímpicos de Londres, em agosto.

"Na realidade nunca houve uma relação que o treinador do Brasil não pudesse comandar um time no Brasil. Nunca tive contrato assinado com a Seleção, somente de boca. O Ary (Graça, presidente da CBV) nunca falou nada sobre isso. Não sei ainda o que irá acontecer após 2012. Vai depender dos resultados da Seleção sobre a continuidade ou não", disse.

Zé Roberto praticamente descartou levar outras jogadoras de renome nacional ao Amil, porém, afirmou que busca ainda duas jogadores estrangeiras. "Não conversei com a Mari sobre isso (vir para Campinas), mas aguardamos para tentar duas jogadoras estrangeiras. Agora o mercado começou a se movimentar e as propostas estão se iniciando, mas é uma questão de tempo", finalizou.

Já Walewska falou sobre como é encarar esse novo projeto. A central estava no elenco do Vôlei Futuro na última temporada da Superliga. "Eu hoje penso muito em comissão técnica. Dei muito certo com a preparação que o Zé Elias (preparador físico) me impôs na Seleção. Minha opção de ter vindo para cá foi muito pela comissão. A seriedade do projeto me chamou muita a atenção e tem tudo para dar certo com as pessoas que estão envolvidas. Espero que a cidade receba muito bem esse projeto", disse a jogadora.

A estreia do Vôlei Amil está prevista para agosto, quando se inicia o Campeonato Paulista. A apresentação será em junho e a equipe irá mandar os jogos na Arena Amil, que fica localizada no Clube Concórdia, no distrito de Sousas (6 km do centro de Campinas).

Time de Campinas contará com José Roberto Guimarães e Walewska
Time de Campinas contará com José Roberto Guimarães e Walewska
Foto: Denny Cesare / Futura Press
Fonte: GM Sports - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade