PUBLICIDADE

Vôlei

Três duplas brasileiras vão às quartas de final na etapa de Assunção

22 mar 2013 - 19h22
Compartilhar

Nesta sexta-feira foi realizado o primeiro dia de jogos da quinta etapa do Circuito Sul-americano de vôlei de praia, disputada em Assunção (PAR), e três das quatro duplas brasileiras que participam da competição já garantiram vaga nas quartas de final. E, apesar de Oscar e Edson Filipe não terem se classificado ainda, eles ainda têm chances de avançar, neste sábado.

Entre as mulheres, Lili e Rebecca, que foram campeãs das duas etapas que disputaram até agora, não tiveram problemas para passarem de fase e, na primeira partida do dia, as brasileiras venceram as paraguaias Neile Sanabria e Karin Morel por 2 sets a 0, com parciais de 21/10 e 21/19. Na sequência, Lili e Rebecca superaram as equatorianas Brenda Zambrano e Maria Fernanda, com um duplo 21/14. Neste sábado, ainda pela fase de classificação, as brasileiras enfrentam Maria Luiza Ortiz e Franchesca Canedo, da Bolívia. Em caso de triunfo, Lili/Rebecca garante o primeiro lugar do grupo.

"No nosso primeiro jogo, vencemos fácil o primeiro set, mas, no segundo, esfriamos um pouco e demos chance delas crescerem, motivadas pela torcida. Depois, contra a dupla do Equador, procuramos ajustar o passe e fazer nosso melhor jogo. Foi o que aconteceu", disse Lili. "Antes, tínhamos Brasil e Argentina brigando. Agora, já aparecem Colômbia e Venezuela. Mas vamos tentar levar mais um título", destacou a companheira de Rebecca, ressaltando o maior nível da competição neste ano.

Mantendo o dia positivo para o vôlei de praia brasileiro, Fernanda Berti e Elize Maia, campeãs da etapa de Montevidéu (URU), também venceram dois jogos no dia. Primeiro, as representantes verde-amarelas superaram as uruguaias Paola Galusso e Maria Eugenia Nieto por 2 a 0 (duplo 21/10) e, depois, bateram as argentinas Ana Gallay e Virginia Zonta por 2 sets a 1, aplicando 19/21, 21/16 e 15/12. Caso vençam o duelo contra as paraguaias Yghirda Sanabria e Sonia Riquelme, neste sábado, elas garantem a primeira posição de sua chave.

No masculino, o primeiro confronto da sexta-feira foi entre duplas brasileiras. Thiago e Hevaldo, que jogaram juntos pela primeira vez, derrotaram os compatriotas Oscar e Edson Filipe por 2 sets a 1, aplicando 21/16, 24/26 e 15/13. O segundo triunfo de Thiago e Hevaldo no dia foi contra os paraguaios Edgar Gamarra e Nelson Gonzalez, com a duplas brasileira fechando a partida com parciais de 21/13 e 21/9.

"Foi uma partida de adaptação. Ele é bloqueador e estamos ajustando a defesa. Tivemos um jogo apertado e equilibrado contra o Oscar e o Edson. No segundo, erramos pouco e o placar foi mais tranquilo", analisou Thiago, antes de falar sobre o Sul-americano. "Antes, só dava Brasil. Hoje, percebemos um crescimento dos outros países. O Chile tem uma boa dupla, a da Venezuela é experiente...", observou Thiago que, junto com o parceiro Hevaldo, encerra a primeira fase, neste sábado, enfrentando os chilenos Rodrigo Salinas e Cristobal Martines.

Porém, se a dupla formada por Thiago e Hevaldo não teve problemas no primeiro dia de disputas, o mesmo não se pode dizer da parceria entre Oscar e Edson Filipe. Depois de perderem para os compatriotas, os dois se recuperaram do revés e bateram os chilenos por 2 sets a 0, aplicando um duplo 21/13. Agora, neste sábado, Oscar e Edson Filipe precisam vencer o jogo contra os anfitriões Edgar Gamarra e Nelson Gonzalez para avançarem às quartas.

Neste sábado, serão realizados os últimos confrontos da primeira fase e as partidas das quartas de final. Já no domingo, dia 24, as semifinais, disputas de terceiro lugar e as finais serão disputadas.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade