PUBLICIDADE

Vôlei

Visando as Olimpíadas, fase final da Liga Mundial de Vôlei será no Rio de Janeiro

6 mar 2015 - 09h20
(atualizado às 09h20)
Compartilhar
Exibir comentários

A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) confirmou na quinta-feira que a fase final da Liga Mundial será realizada no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. A competição acontecerá entre os dias 14 e 19 de julho e servirá como evento teste para os Jogos Olímpicos de 2016. Por ser país sede, a Seleção Brasileira já está classificada para a fase decisiva.

Em dezembro, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) havia desistido de sediar o torneio por causa das punições impostas pela FIVB após o Mundial de Polônia: a entidade máxima do vôlei multou o técnico Bernardinho e alguns jogadores pelo que considerou "mau comportamento" no duelo contra os anfitriões na terceira fase e também pelas declarações do treinador após a decisão, quando ele criticou o regulamento e a escalação da arbitragem.

No entanto, visando conquistar o outro olímpico dentro de casa, a CBV voltou atrás e pleiteou novamente sediar as finais. A última vez em que a fase final aconteceu na capital carioca foi em 2008, após a boa organização mostrada nos Jogos Pan-Americanos de 2007.

"Entendemos agora ser hora de priorizarmos o projeto olímpico. É olhar para frente, para 2016. Retomamos as negociações assim que tivemos a informação que estaríamos fora da Copa do Mundo. Não poderíamos comprometer um planejamento que está há três anos mantendo o Brasil no pódio das competições e que encerra o ciclo olímpico jogando em casa", afirmou Walter Pitombo Laranjeiras, o Toroca, presidente da CBV.

A fase final da Liga Mundial será disputada por seis equipes divididas em dois grupos. As quatro melhores do Grupo 1, formado por Irã, Polônia, Rússia, Estados Unidos, Sérvia, Itália e Austrália, a campeã do Grupo 2, composto por Argentina, Bulgária, Canadá, Cuba, República Checa, França, Japão, Coreia do Sul, Bélgica, Finlândia, Portugal e Holanda, e o Brasil, com vaga já garantida. Os dois melhores de cada grupo se enfrentam nas semifinais. No dia 19 de julho, será disputada a grande decisão entre os vencedores.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade