PUBLICIDADE

Vôlei

Vôlei masculino da Rússia garante vaga no Rio 2016; Alemanha está fora

10 jan 2016 - 15h52
Compartilhar
Exibir comentários

Neste domingo, dois jogos de vôlei masculino agitaram o Pré-Olímpico europeu realizado em Berlim. Valendo uma vaga nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016, França e Rússia disputaram a final do evento. Pelo terceiro lugar, Polônia e Alemanha decidiram quem ganha uma chance de disputar um torneio classificatório no Japão, em maio, que vai carimbar o passaporte de outras seleções para a competição mais aguardada do ano.

A decisão reuniu duas das maiores potências do vôlei no momento. A Rússia, atual campeã olímpica, enfrentou a França, campeã europeia e da Liga Mundial. Com a vitória por 3 sets a 1, a seleção russa garantiu vaga nas Olimpíadas, junto com Brasil, Itália e Estados Unidos. Os vice colocados ainda têm chance de conseguir um lugar nos Jogos.

A partida começou dando sinais de que a França se sairia melhor, tanto que fechou o primeiro set facilmente em 25/14. Porém, os algozes do Brasil em Londres reagiram, viraram o jogo e não deram mais chances aos adversários, vencendo os sets seguintes por 25/16, 25/23 e 25/21, decretando a vitória e assegurando a classificação.

No outro jogo, a Polônia não teve vida fácil e apenas no tiebreak venceu a seleção da Alemanha. O jogo em sua totalidade manteve-se muito equilibrado, alternando os ganhadores de cada set. No primeiro, quem levou a melhor foram os alemães por 25/20. Contudo, o troco veio na parcial seguinte, com a Polônia fechando em 25/22. No terceiro, os donos da casa tiveram mais facilidade para fechar em 25/16, mas isso não se repetiu no que poderia ter sido o set decisivo, que foi vencido pelos poloneses por 28/26. No tiebreak, a Polônia garantiu o terceiro lugar, fechando em 16/14.

Agora, a Alemanha está eliminada e não virá ao Rio em agosto. Já a equipe da Polônia ainda tem chances de chegar aos Jogos, disputando em maio um classificatório no Japão. O técnico vencedor Stephane Antiga falou sobre o desafio que foi a partida.

“Nós temos que ser extremamente fortes mentalmente neste tipo de jogo. Nós estávamos apenas jogando para continuarmos vivos, não para ir ao Rio. É uma pena para a Europa que alguns grandes times não vão”, declarou.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade